Pronunciamento de Jayme Campos em 07/05/2008
Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio ao projeto do Senador Delcídio Amaral que propõe a alteração do fuso horário dos estados de Mato Grosso - MT e Mato Grosso do Sul - MS, passando a pertencer ao mesmo fuso horário de Brasília.
- Autor
- Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
FUSO HORARIO.:
- Apoio ao projeto do Senador Delcídio Amaral que propõe a alteração do fuso horário dos estados de Mato Grosso - MT e Mato Grosso do Sul - MS, passando a pertencer ao mesmo fuso horário de Brasília.
- Aparteantes
- Delcídio do Amaral.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/05/2008 - Página 12421
- Assunto
- Outros > FUSO HORARIO.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, DELCIDIO DO AMARAL, SENADOR, ELOGIO, DISCURSO, DEFESA, PRODUÇÃO, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, APOIO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, FUSO HORARIO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), EQUIPARAÇÃO, HORARIO, CAPITAL FEDERAL, FACILITAÇÃO, COMERCIO, REGIÃO, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, ENERGIA ELETRICA, BENEFICIO, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Aproveito a oportunidade para cumprimentar, pela sua fala, o meu grande amigo particular, líder inconteste do Mato Grosso do Sul, meu conterrâneo, Senador Delcídio Amaral.
V. Exª tem um bom conhecimento e falou aquilo que, realmente, nós todos já sabemos quanto à importância do biocombustível para o nosso País.
Senador Delcídio Amaral, quero cumprimentá-lo pelo seu Projeto nº 177. Tenho a oportunidade ímpar de ser signatário desse projeto, com o qual poderemos aprovar a questão do fuso horário, pelo qual o horário de Brasília será o mesmo de Mato Grosso do Sul , de Mato Grosso e assim por diante.
Acho fundamental introduzirmos esse horário para o restante do Brasil, pois, com certeza, isso facilitará sobremaneira as questões comerciais e, sobretudo, dará oportunidade de conforto à nossa população e diminuirá os gastos com energia etc., etc.
Assim, quero deixar registrada a minha satisfação por ter essa oportunidade ímpar de, juntamente com V. Exª, ser signatário desse projeto.
Pela informação que tenho quanto a Mato Grosso, especificamente, ele foi praticamente ovacionado e aplaudido de pé por toda a sociedade mato-grossense. Isso me dá tranqüilidade absoluta, pois V. Exª, brilhante Senador da República, tem atuado de forma a sempre fazer projetos que venham ao encontro do que necessita a sociedade do seu Estado e, certamente, a população brasileira.
Meus cumprimentos! Reitero que fico muito feliz por ser, juntamente com V. Exª, autor do Projeto nº 177/08. Obrigado.
O Sr. Delcídio Amaral (Bloco/PT - MS) - Muito obrigado, Senador Jayme Campos, meu conterrâneo também. Somos um sul-mato-grossense e outro mato-grossense, mas sempre estivemos juntos. Quero apenas registrar que esse Projeto nº 177/08, assinado pelo Senador Jayme Campos e por mim, não tenho dúvida alguma, trará benefícios para os dois Estados, inegavelmente. Alguém pode reclamar, pois, evidentemente, nenhum projeto é perfeito, mas acho que os benefícios serão muito superiores a qualquer tipo de problema que possa trazer a adoção do fuso horário de Brasília em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Os benefícios que esse projeto vai trazer serão muito maiores que qualquer tipo de dificuldade que, eventualmente, possamos vir a enfrentar. Sr. Presidente, só para encerrar, aproveitando a oportunidade criada pelo Senador Jayme Campos, quero dizer que desenterramos esse projeto de um outro datado de 1991, do Senador Júlio Campos, que, visionário como é, naquela época, já previa que os dois Estados, mais dos que nunca, exigiriam dos seus parlamentares a unificação do nosso horário com o de Brasília. Então, eu não podia deixar de fazer este registro: a fonte foi o Senador Júlio Campos, irmão do nosso querido Senador Jayme Campos, que agora está no Tribunal de Contas de Mato Grosso. Só agora, tivemos a oportunidade de dar continuidade ao projeto com o qual ele sonhou lá atrás. Não tenho qualquer dúvida de que ele será aprovado tanto no Senado quanto na Câmara e de que vai passar a vigorar, se Deus quiser, Senador Jayme Campos, ainda neste ano em nossos Estados. Muito obrigado, Sr. Presidente.