Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a área de segurança pública do Estado do Pará.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Preocupação com a área de segurança pública do Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2008 - Página 19026
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • GRAVIDADE, PRECARIEDADE, SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DO PARA (PA), REGISTRO, SEQUESTRO, VEREADOR, DEPUTADO ESTADUAL, VIOLENCIA, DESRESPEITO, AUTORIDADE, APREENSÃO, DECLARAÇÃO, DELEGAÇÃO, POLICIA CIVIL, RECONHECIMENTO, EXISTENCIA, CORRUPÇÃO, POLICIA, VINCULAÇÃO, TRAFICO, DROGA, GRUPO, HOMICIDIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O LIBERAL.

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, definitivamente o Estado do Pará não tem segurança pública. É o que se comprova por meio dos fatos aterrorizantes que vitimam, todos os dias, a população, que não esconde mais sua insatisfação e desespero pela situação de ingovernabilidade por que passa o meu querido Estado do Pará.

A violência é generalizada, atingindo todas as classes sociais, sem que os delinqüentes respeitem sequer as autoridades constituídas, a exemplo do seqüestro relâmpago de que foram vítimas, no último dia 5 do corrente mês, o Deputado Estadual Arnaldo Jordy e o Vereador da Câmara Municipal de Belém do Pará, Daniel Pegado.

A sociedade encontra-se ainda mais em polvorosa, ao tomar conhecimento, por meio da imprensa local, da declaração do Delegado Geral da Polícia Civil. Olhem bem, Srªs e Srs. Senadores e Senador Papaléo Paes, a declaração é do Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Pará - não é outra pessoa -, o Sr. Justiniano Alves. Ele admitiu a existência de corrupção na polícia paraense - olhem a gravidade! -, motivada pelo tráfico de entorpecentes e grupo de extermínios.

Sr. Presidente, a situação é grave. Diante da importância do tema, solicito a V. Exª que seja considerado como lido nosso discurso e inseridas nos Anais da Casa as reportagens publicadas no jornal O Liberal, edições dos dias 04 e 05 de junho do ano incurso, sob o título “Delegado admite corrupção na Polícia” e “Deputado e Vereador são seqüestrados”.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MÁRIO COUTO EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************

Matéria referida:

“Delegado admite corrupção na Polícia” (O Liberal);

Deputado e vereador seqüestrados” (O Liberal).


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2008 - Página 19026