Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do lançamento, no último dia 6, na cidade de Simão Dias, do programa "Sergipe para Todos".

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro do lançamento, no último dia 6, na cidade de Simão Dias, do programa "Sergipe para Todos".
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2008 - Página 19139
Assunto
Outros > ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, PROGRAMA, GOVERNO ESTADUAL, PARCERIA, MINISTERIO PUBLICO, JUSTIÇA, EXTENSÃO, INTERIOR, BENEFICIO, AREA, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA, SAUDE, AGRICULTURA, REGISTRO, OCORRENCIA, MUNICIPIO, SIMÃO DIAS (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), SUPERIORIDADE, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • REGISTRO, VISITA, ASSENTAMENTO RURAL, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), MUNICIPIO, SIMÃO DIAS (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA, SAUDAÇÃO, RECEBIMENTO, PROGRAMA, ACESSO, LUZ, ENERGIA ELETRICA, PREVISÃO, ATENDIMENTO, TOTAL, MUNICIPIOS, HOMENAGEM, SOLIDARIEDADE, LIDER, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, EFICACIA, PRODUÇÃO, MILHO, IMPORTANCIA, INCENTIVO, ECONOMIA FAMILIAR.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, no último dia 6, sexta-feira, o Governador Marcelo Déda e sua equipe de Governo estiveram na cidade de Simão Dias para o lançamento de mais um Sergipe para Todos, programa social da mais alta repercussão, que tem o objetivo de conceder, em pelo menos dois dias durante a semana, aos Municípios onde o programa se instala, benefícios os mais diversos na área da educação, na área da segurança pública, na área da saúde, na área da agricultura.

Também se integra a esse projeto de cidadania o Ministério Público e também participa a própria Justiça, fazendo com que os processos que tramitam na comarca onde o programa se instala tenham maior fluidez e rapidez no seu andamento.

É, de fato, Sr. Presidente, para um Município que recebe um programa como esse, um grande benefício, que tem enorme repercussão, tanto que milhares de pessoas compareceram à cidade de Simão Dias. Parecia até, naquela sexta-feira, que se realizava não um evento social, não um programa de governo voltado para a cidadania, mas uma grande festa de congraçamento da sociedade com todas aquelas instituições ali presentes no intuito tão-somente de prestar um benefício à nossa sociedade.

Aproveitamos, Sr. Presidente, a nossa presença na cidade de Simão Dias, e, com o Governador Marcelo Déda, o Vice-Governador Belivaldo Chagas, os Deputados Federais Valadares Filho e Jackson Barreto e demais autoridades convidadas, inclusive Secretários de Estado, comparecemos a um dos grandes loteamentos existentes no Estado de Sergipe naquele Município - Simão Dias. Trata-se do Assentamento 27 de Outubro. Ali encontramos pessoas simples do meio rural, que, por meio do Incra e de uma ação benfazeja do Governo Federal, conseguiram adquirir terras que estão sendo cultivadas, terras que melhoraram substancialmente a vida daquelas pessoas. Naquele local, nós vimos plantações de feijão, de milho.

Também tivemos oportunidade de ver uma grande conquista daquela comunidade do Assentamento 27 de Outubro, que foi a entrega, vamos dizer assim, numa casa simples, pelo Governador do Estado, de um grande benefício, que é luz para todos.

Quase todos os povoados de Sergipe estão sendo beneficiados, não haverá um só assentamento, não haverá um só povoado onde a luz do candeeiro não seja substituída pela luz elétrica da energia de Paulo Afonso.

Assisti, com muita alegria, com muita emoção, a entrega daquele benefício à comunidade de Simão Dias pelo Governador Marcelo Déda e pelo Vice-Governador Belivaldo Chagas.

Lá encontramos figuras do mundo rural, figuras que têm um serviço inestimável prestado à comunidade de Simão Dias e de Sergipe. Posso destacar Flamarion Déda, líder rural de Simão Dias, onde encontramos o João Daniel, grande coordenador do MST no nosso Estado; Francisco dos Santos, presidente do assentamento; Carlos Amarck, Maria Bonez, Esmeraldo e Chiquinho do MST. A essas pessoas e a tantas outras que acompanharam o Governador Marcelo Déda nessa visita que fez aos assentamentos, principalmente ao Assentamento 27 de Outubro, nossas homenagens, nossa solidariedade, nossa admiração e nosso respeito pelo trabalho tão valoroso que realizam no campo, no Município de Simão Dias, que hoje é o maior produtor de milho do Estado de Sergipe, e milho de boa qualidade, gerando emprego e renda no campo.

Isso significa dizer que a produção rural, no Estado de Sergipe, está aumentando substancialmente, o que devemos a uma política que vem sendo desenvolvida pelo Governo de Lula, pelo Governo Marcelo Déda, no intuito de abrir espaços com a concessão de áreas no interior do Estado que possam ser aproveitadas para a atividade agrícola. O Município de Simão Dias está dando um exemplo de que, por meio da agricultura, poderemos conseguir a autonomia financeira das famílias e, sem dúvida alguma, contribuir para o enriquecimento econômico do nosso Estado.

Era essa, Sr. Presidente, a comunicação que gostaria de fazer, enfatizando o trabalho do Governo Federal no campo, notadamente no Município de Simão Dias, onde vários assentamentos foram instalados. Ali está a prova mais do que cabal de que a agricultura familiar pode dar o seu contributo para o desenvolvimento socioeconômico do nosso País.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Senador Valadares, queria cumprimentar V. Exª e agradecer por suas palavras.

O feijão não sairá da mesa dos brasileiros, para não se cometer um crime nutricional, conforme o Ministro desejava, para recalcular o custo de vida.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Na medida em que, no campo, haja incentivo à agricultura familiar e também às commodities que são implementadas em vários Estados do nosso País, iremos contribuir para o barateamento do custo de vida e evitar a inflação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2008 - Página 19139