Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Sindicalismo nunca dependeu tanto do Estado", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 2 de maio último.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Registro da matéria intitulada "Sindicalismo nunca dependeu tanto do Estado", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 2 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2008 - Página 19150
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, PESQUISA, SOCIOLOGO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), CONCLUSÃO, FALTA, AUTONOMIA, SINDICATO, COMPARAÇÃO, DEPENDENCIA, GOVERNO, GETULIO VARGAS, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro da matéria intitulada “Sindicalismo nunca dependeu tanto do Estado”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 02 de maio de 2008.

A matéria destaca que o pesquisador Ricardo Antunes, Professor titular de sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou questões relacionadas à organização dos trabalhadores desde os anos 70. Para ele, o sindicalismo brasileiro passa por um momento “triste”, com uma dependência da máquina do Estado que não se via desde Getúlio Vargas, quando os sindicatos livres foram suprimidos.

Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada seja considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Sindicalismo nunca dependeu tanto do Estado”, O Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2008 - Página 19150