Discurso durante a 73ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Denuncia a restrição de participantes no leilão que se realizará nas Bolsas de Mercadorias do Brasil, de aproximadamente 80 mil toneladas de arroz do estoque regulador do Governo, que visa dar equilíbrio ao mercado interno de arroz, tendo em vista a sua elevação de preço.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Denuncia a restrição de participantes no leilão que se realizará nas Bolsas de Mercadorias do Brasil, de aproximadamente 80 mil toneladas de arroz do estoque regulador do Governo, que visa dar equilíbrio ao mercado interno de arroz, tendo em vista a sua elevação de preço.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2008 - Página 13737
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • DENUNCIA, RESTRIÇÃO, PARTICIPANTE, LEILÃO, BOLSA DE MERCADORIAS, BRASIL, EXCLUSIVIDADE, FAVORECIMENTO, INDUSTRIA, BENEFICIAMENTO, ARROZ, ATENDIMENTO, PRE REQUISITO.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), SUSPENSÃO PROVISORIA, LEILÃO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Pois não. São dois minutos, Sr. Presidente.

            É para fazer uma comunicação que julgo grave e oportuna à Casa. Fui procurado por um amigo de longa data que atua neste momento no mercado de bolsa de mercadorias. Ele me fez um rápido relato de leilão que está sendo programado para se realizar às 9 horas de amanhã, nas Bolsas de Mercadorias do Brasil, de aproximadamente 80 mil toneladas de arroz do estoque regulador do Governo. Trata-se de medida de natureza econômica que visa a dar equilíbrio ao mercado interno de arroz, tendo em vista a sua elevação de preço que ameaça sair de controle e, de certa forma, contribuir para a elevação dos índices inflacionários que a todos nos preocupa.

            Na semana passada, saiu o edital, e ele obedeceu aos critérios e normas de leilões públicos, da mesma forma que ocorria em ocasiões anteriores.

            Para surpresa do mercado, na última sexta-feira saiu um comunicado estabelecendo que os participantes do leilão seriam restritos. Haveria exclusividade para as indústrias de beneficiamento de arroz em atividade e devidamente cadastradas perante a Bolsa por meio da qual pretendem realizar a operação.

            Essa medida - é voz corrente no mercado - prejudica todos os demais segmentos envolvidos nessas operações das bolsas de mercadorias. Estão fora, por exemplo, os cerealistas, os atacadistas, as indústrias de alimentos, as cooperativas, todo mundo, enfim, que não tem como atividade principal o beneficiamento do arroz.

            Ficou claro, no meu entendimento, que o leilão está direcionado para uns poucos que atendam a esses pré-requisitos estabelecidos.

            Em função disso, solicito ao Ministro da Agricultura, que reputo um homem de bem, o Ministro Reinhold Stephanes, que tome as medidas devidas para suspender temporariamente esse leilão. Isso tudo está me cheirando a negociata. Não é meu assunto. Não entendo de setor primário, mas sou obrigado a entender de negociata porque vivo denunciando as que ocorrem neste País.

            Então, o Ministro Stephanes deveria, imediatamente, suspender esse leilão para evitar mais um deboche em relação à coisa pública no Brasil.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2008 - Página 13737