Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 15/05/2008
Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Sugere ao Senador Mão Santa que não se refira às ações do governo quando estiver presidindo a sessão.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- Sugere ao Senador Mão Santa que não se refira às ações do governo quando estiver presidindo a sessão.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/05/2008 - Página 14510
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- SUGESTÃO, MÃO SANTA, SENADOR, PROFERIMENTO, DISCURSO, CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, AUSENCIA, EXERCICIO, PRESIDENCIA, MESA DIRETORA.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Permita uma ponderação muito construtiva a V. Exª, que é um Senador que representa com tanta galhardia e dignidade o Estado do Piauí, o seu povo. V. Exª tem uma qualidade fantástica, que é de trabalhar desde o início da semana, da segunda-feira até a última hora da sexta-feira.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Seguindo o exemplo de V. Exª.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Tantas vezes preside as sessões do Senado e, obviamente, V. Exª tem toda a liberdade de comentar os pronunciamentos. Mas há ocasiões, como a que neste instante aconteceu, em que V. Exª assume a Presidência, como sempre o faz, pois é membro da Mesa... Não quero cercear a sua liberdade à palavra, mas há certos pronunciamentos que tipicamente são próprios de um Senador da oposição fazer. Quanto a outros pronunciamentos, feitos da Presidência do Senado, especialmente quando se referindo às ações do Chefe do Executivo, eu pondero: será que não seria melhor esse tipo de pronunciamento ser feito quando V. Exª estiver usando da palavra, e não presidindo a sessão?
Falo isso, assim, com a amizade e o respeito que tenho por V. Exª, mas, ainda há pouco, comentava com meu colega, Senador Paulo Paim: “Puxa, mas, agora, no intervalo entre um orador e outro, o Senador Mão Santa faz um pronunciamento assim, tipicamente com críticas severas ao Governo!”.
V. Exª tem todo o direito, mas avalio que seria próprio fazê-lo quando tiver a palavra. Falo isso da mesma maneira com que, sinceramente, V. Exª por vezes a mim fala, como amigo que sou, que - V. Exª sabe - muito o respeita.
Inclusive, permitiu-me o Senador Alvaro Dias, neste instante, usar a palavra enquanto S. Exª já estava na tribuna.
Meu abraço, Presidente Mão Santa!