Pronunciamento de Renato Casagrande em 11/06/2008
Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Satisfação pela visita à Casa do Sr. Rajendra Pachauri, destacando o debate sobre o tema mudanças climáticas.
- Autor
- Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
- Nome completo: José Renato Casagrande
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Satisfação pela visita à Casa do Sr. Rajendra Pachauri, destacando o debate sobre o tema mudanças climáticas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/06/2008 - Página 19495
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PRESIDENTE, ENTIDADE INTERNACIONAL, ALTERAÇÃO, CLIMA, ELOGIO, ATUAÇÃO, IMPORTANCIA, ESTUDO, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, MUNDO.
- COMENTARIO, ATUAÇÃO, SENADO, DEBATE, BUSCA, SOLUÇÃO, AUMENTO, CALOR, MUNDO, PRESERVAÇÃO, NATUREZA, REGISTRO, RECEBIMENTO, PROPOSTA, GOVERNO FEDERAL, POLITICA NACIONAL, ASSUNTO.
- DEFESA, PROTOCOLO, AMBITO INTERNACIONAL, POSSIBILIDADE, CONTRIBUIÇÃO, PAIS INDUSTRIALIZADO, REDUÇÃO, EMISSÃO, GAS CARBONICO, TROCA, TECNOLOGIA, IMPLEMENTAÇÃO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE.
- DEFESA, ATUAÇÃO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO, ESPECIFICAÇÃO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, INDIA, SUPERIORIDADE, COLABORAÇÃO, MUNDO, CRIAÇÃO, TECNOLOGIA, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA.
- AGRADECIMENTO, PRESENÇA, PRESIDENTE, ENTIDADE INTERNACIONAL, CIENTISTA, APOIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, MEIO AMBIENTE.
O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Meus cumprimentos ao Presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Sr. Rajendra Pachauri, a quem dou as boas-vindas, e aos meus nobres Pares!
Quero lhes dizer que já tivemos a oportunidade de, na sala do Presidente da Casa, Senador Garibaldi Alves Filho, manifestar nossa alegria e nossa satisfação pela visita do Sr. Rajendra Pachauri, por tudo o que ele representa para o tema “Mudanças Climáticas”, que ganhou corpo e debates em todos os países do mundo. Inclusive, nós, no Senado, formamos um grupo de Parlamentares que trabalha e debate muito essa questão. Além disso, temos a alegria de contar com a Ministra Marina Silva, hoje Senadora da República. S. Exª, quando Ministra, deu total apoio a esse tema no Governo Federal e se tornou referência no debate internacional, especialmente nas Conferências das Partes sobre Mudanças Climáticas. Então, hoje, no Senado da República, temos a oportunidade de travar um grande debate sobre o tema.
É importante que o Presidente Rajendra saiba que o grande debate que se dá hoje é devido ao trabalho do IPCC. Os relatórios do IPCC servem de base para nossos estudos, para nossas pesquisas, mas causaram grande impacto político na sociedade. Principalmente nesta hora, em que se reúnem muitos pesquisadores para tratar do mesmo assunto, apontando para o mesmo local, dizendo das nossas preocupações, dizendo daquilo que tem de ser feito para que possamos mitigar esse problema e para que possamos adaptar nossa realidade, o cidadão comum, que não trabalha e não milita na área, passou a ter uma preocupação com o tema e a pressionar os governantes, os acadêmicos, quem tem a capacidade de implementar uma política nessa área. Tanto é as sim, que, agora, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas.
A presença do Presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, permite-nos pontuar os avanços conquistados e também levar-lhe, dada a sua importância internacional, a necessidade de um bom protocolo, de um bom acordo entre as partes após 2012. Há a necessidade de que os países ricos tenham a oportunidade e a responsabilidade de uma contribuição mais real na redução das emissões de gases, na transferência de tecnologias. É preciso que os países ricos saiam do discurso e caminhem para a prática na implementação de políticas. E V. Sª tem debatido isso com muita responsabilidade.
Os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil e da Índia, que é o País de V. Sª, precisam, efetivamente, adotar políticas públicas, como foi acordado na última Conferência, em Bali, na Indonésia, políticas aferidas, acompanhadas internacionalmente. Penso que esse é um ponto importante. Mesmo que não tenhamos meta de redução de gás carbônico ou de gases de efeito estufa, deve haver políticas, como é o caso nosso aqui, de combate ao desmatamento, acompanhadas internacionalmente.
Queremos que V. Sª faça o debate e nos ajude a debater, para que possamos sair do interesse comercial em direção ao interesse de novas fontes de energia. Temos, aqui, uma oportunidade grande - o Brasil e a Índia a têm -, uma grande chance de sermos grandes colaboradores em nível internacional de fontes alternativas de energia, na área de eletricidade e de combustível, e o interesse comercial, muitas vezes, impede que possamos avançar com esse tipo de proposta em nível internacional.
Temos muito o que debater.
Sr. Presidente, concluo, agradecendo imensamente ao Sr. Rajendra Pachauri a visita ao Senado, o que, neste momento, fortalece muito nossas convicções, dando sustentação ao trabalho que hoje é desenvolvido no Senado e na Câmara, no Brasil como um todo. A visita de V. Sª nos permitirá dar seqüência a esse trabalho, envolvendo cada vez mais Parlamentares.
Seja bem-vindo! Falo em nome do Senado. Naturalmente o Presidente já se pronunciou ou vai se pronunciar - outros Parlamentares também poderão fazê-lo -, mas, como o Presidente me concedeu a alegria de saudar V. Sª em nome do Senado, agradeço-lhe a visita à nossa Casa.
Muito obrigado.