Fala da Presidência durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos 200 anos de criação dos dragões da independência.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos 200 anos de criação dos dragões da independência.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15233
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CRIAÇÃO, GUARDA REAL, COMENTARIO, HISTORIA.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Autoridades já nominadas, Sr. General do Exército Armando Luiz Malan de Paiva Chaves, senhoras e senhores, o Senado Federal acaba de, pela palavra do Senador Gim Argello, prestar uma justa homenagem aos Dragões da Independência pela passagem dos 200 anos da sua criação.

            Sua origem, ainda no Brasil Colônia, como assinalou o Senador Gim Argello, vem com o decreto de Dom João VI, que instituiu o primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas.

            Durante a Colônia, o Império e a República, os homens desse Regimento desempenharam um papel operacional relevante em várias missões e em diversos pontos do território nacional.

            O Regimento, como citou muito bem nosso orador, Senador Gim Argello, viveu momentos culminantes como o da Independência do Brasil, quando da sua proclamação, em 7 de setembro de 1822. Naquela ocasião, esteve representado por componentes da Imperial Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro, oriundos do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas. E assim se seguiu o desempenho desse Regimento, o que levou o Senador a sugerir esta homenagem, que foi acolhida pelo Senado Federal.

            E neste momento também só tenho palavras de elogio ao brilhantismo com que os Dragões da Independência sempre atuaram ao longo da história do nosso País.

            Prestando esta homenagem, quero encerrar a presente sessão. Antes porém de encerrá-la, será cantada a Canção dos Dragões da Independência, acompanhada pela Banda de Música do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda.

            Convido todos a ficarmos de pé.

(Execução da Canção dos Dragões da Independência.)

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Ao encerrar a presente sessão, quero reiterar os agradecimentos pela presença aqui do Tenente-Coronel Carlos Alberto do Couto Ramos Fico, Comandante do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda dos Dragões da Independência.

            Quero agradecer também a presença nesta solenidade do General-de-Divisão Odilson Sampaio Beni, que foi Comandante do Regimento dos Dragões da Independência, assim como do General-de-Brigada Ernani Jorge Corrêa e do General-de-Brigada Paulo Chagas.

            Renovo os agradecimentos ao General Paiva Chaves e, neste momento, agradeço ainda aos Srs. Comandantes de Organizações militares, agradeço a presença de outros Excelentíssimos Senhores Oficiais Generais.

            Encerro a presente sessão especial.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15233