Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a necessidade de orientar os chefes de gabinete para previnir possíveis problemas aos Srs. Senadores e ao Senado.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Defende a necessidade de orientar os chefes de gabinete para previnir possíveis problemas aos Srs. Senadores e ao Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15336
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, ORIENTAÇÃO, CHEFE DE GABINETE, SENADO, PREVENÇÃO, PROBLEMA, PREJUIZO, SENADOR.

            O SR. WELLINGTON SALGADO (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado.

            Tenho acompanhado a CPI como membro titular. Quero dizer que V. Exª, que está na Presidência neste momento, acabou dizendo corretamente o que eu diria. Essa CPI está muito complicada porque existe uma relação - entre as pessoas que estão depondo hoje - que extrapola o Congresso Nacional, pelo testemunho que tem sido dado até agora e o que vai entrar também, Senador. Não é bem uma relação entre Partidos, não é bem uma relação entre Oposição e Governo, é uma relação existente entre duas pessoas, que acabou ocasionando esse tipo de coisa que ocorreu aqui, agora.

            Eu perguntaria a V. Exª se existe, não sei se existe, um orientador para os chefes de gabinetes, porque, quando está no gabinete, a responsabilidade é do Senador. Mas sugiro que tenha alguém na Casa a quem esses membros sejam subordinados quando estejam fora do gabinete, para que pudessem ter uma orientação melhor.

            Não podemos chegar ao ponto a que chegamos, Sr. Presidente. Temos figuras emblemáticas - não vou citar nomes para não entrar no art. 14 -, figuras respeitadas em seu posicionamento como homens, como Partido e grandes políticos. Não podemos permitir esse atrito entre dois grandes Líderes. Para mim, este momento tem que ser conduzido com muita cautela.

            Muito obrigado. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15336