Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15345
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, SUPLENCIA, MANDATO PARLAMENTAR, ELOGIO, ATUAÇÃO.

            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Nós gostaríamos de compartilhar com a Casa, em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, o sentimento já de profunda saudade antecipada.

            Numa gravação que fizemos na casa do Senador Sibá, eu tive a oportunidade de dizer isto: saudade ruim é aquela que a gente já começa a sentir antes de a pessoa sair. E acho que essa é uma saudade ruim, porque ela é muito antecipada, tendo em vista a saída do nosso querido companheiro, Senador Sibá Machado. Com o retorno da ex-Ministra Marina para a sua cadeira de Senadora, vamos compartilhar, obviamente, da boa companhia da Senadora Marina, mas vamos perder a excelente companhia do Sibá.

            Este Senador chegou ao Senado da República, ao plenário, às comissões e, com muito empenho, muita dedicação, acabou angariando não só o reconhecimento de todos os Senadores e das Senadoras, mas também a simpatia, pela forma decidida, corajosa e eu diria dedicada de alguém que, nesses cinco anos e meio, se dedicou, efetivamente, a subsidiar todos os seus pronunciamentos, os seus projetos e os debates dos quais participou, como prova inequívoca do seu esforço por ampliar a escolaridade, juntamente com o exercício do mandato no Senado - o que vem fazendo com muita dificuldade, obviamente, porque conciliar as agendas, Sibá, não é algo simples. Portanto, essa é mais uma demonstração da sua dedicação e do seu empenho.

            Você acabou sendo para todos nós um companheiro de todas as horas, um companheiro imprescindível, um companheiro que compartilhou os bons e os maus momentos, um companheiro que soube se fazer respeitar por todos.

            Lembro que, em inúmeros embates, você não admitia e não permitia que a sua condição de suplente o colocasse numa situação de outra categoria de Senador. Você sempre fez valer a sua posição, o exercício pleno do seu mandato, fazendo com que todos pudessem reconhecê-lo como um Senador pleno, um Senador que exerceu, durante todo esse período, um mandato que muito nos orgulha dentro da bancada do PT e também muito orgulha o Senado da República.

            Então, eu queria dizer, com essa saudade que todos nós já estamos sentindo antecipadamente, que nós vamos, obviamente, sentir muito a sua falta. Muito. Você - V. Exª, tenho que chamá-lo de V. Exª - fará muita falta para a bancada e fará muita falta aqui no plenário.

            Por isso, com muita satisfação - a sua esposa está aqui no plenário acompanhando esta homenagem que a bancada quer lhe prestar -, eu quero dizer que nós esperamos que, da mesma forma com que conquistou este espaço e o coração da maioria dos Senadores e Senadoras, você continue conquistando o espaço que merece na continuidade da sua carreira política e em todos os espaços que você, com certeza, vai ocupar daqui para frente.

            Era isso, Senador Siba, que, em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores, nós gostaríamos de deixar aqui registrado, de forma muito sincera, muito carinhosa, muito companheira. Foi assim que você agiu durante todo esse período em que esteve no exercício do seu mandato.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15345