Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15346
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, SUPLENCIA, MANDATO PARLAMENTAR, ELOGIO, ATUAÇÃO.

            O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Papaléo, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, entendo e vivo o dia-a-dia do Senado como a Casa da Federação. E, dando um testemunho em nome do povo do Acre, porque viajo os quatro cantos daquele Estado sempre, eu trago uma manifestação de agradecimento, de muito obrigado ao Senador Sibá Machado, pelo cumprimento do dever, pela honradez com que conduziu sua condição de substituto de nossa Senadora Marina Silva.

            O Senador Sibá Machado sintetiza nesta Casa o que é importante em termos de educação política. Aqui está o próprio Brasil assentado. Aqui temos desde grandes proprietários de terra e grandes detentores de poder econômico a cidadãos que representam o povo, no seu sentido mais comum, mais humano. E o Senador Sibá é isto: alguém que veio da luta do campesinato dentro da região amazônica; alguém que enfrentou as dificuldades da vida sendo cobrador de ônibus lá em São Paulo, com cabeça erguida; entendeu o que era o movimento popular organizado; entendeu o que era a Central Única dos Trabalhadores, a nossa CUT; fez uma defesa extraordinária e, uma peregrinação no movimento sindical, se afirmou entre os melhores quadros políticos do nosso Estado na luta política e alcançou uma homenagem do nosso Partido e dos partidos democráticos que compõem a vida política no Acre por ser o suplente, o eventual substituto da Senadora Marina. E o fez por seis anos com absoluta e integral honradez, dedicação plena ao País, aos interesses do Brasil, aos interesses da região amazônica, à causa ambiental, à causa da organização do setor produtivo rural brasileiro. Então, honrou de ponta a ponta o mandato parlamentar que exerceu.

            No campo da posição política, com muita grandeza, sempre teve lado. Nunca deixou de respeitar a Oposição nos embates, nos confrontos que são necessários a qualquer um que está aqui, nunca deixou de elevar uma responsabilidade com o seu Partido, o PT, com o conteúdo programático do Partido, com a visão de Brasil e com a responsabilidade de uma agenda a favor do País. Então, é um nome que nos orgulhou a todos.

            Nessa longa caminhada da vida, nas muitas estações da vida, o Senador Sibá agiu sempre de cabeça erguida, elevando a sua voz como uma voz de coragem a favor dos interesses dos trabalhadores deste País.

            Então, quero dizer muito obrigado em nome do Governador Binho Marques, da Senadora Marina, que estará aqui semana que vem dizendo a mesma coisa, de toda a Bancada federal do nosso Estado e, eu sei, de todos os Senadores, mesmo os da oposição, que não estão aqui, pelo reconhecimento e respeito mútuo que sempre praticaram aqui. Senador Sibá, a Casa lhe rende homenagens.

            Seguramente V. Exª levará na lembrança os bons momentos que teve aqui, de coragem, de lealdade e de grandeza política.

            Muito obrigado.

            Nossa homenagem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15346