Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15347
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, SUPLENCIA, MANDATO PARLAMENTAR, ELOGIO, ATUAÇÃO.

            O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Papaléo, Srªs e Srs. Senadores, em especial, o Senador Sibá Machado; quero dizer, Senador Sibá Machado, que V. Exª colhe hoje o reconhecimento e o carinho dos seus Pares nesta Casa, porque, como pessoa, V. Exª foi e é maior do que o mandato que exerceu. Estivemos juntos no início dos nossos mandatos, e, por razões que não cabe aqui declinar, tomei outro rumo. Eu tinha prazer no convívio quando éramos aliados políticos, e me honrou muito a companhia de V. Exª nesta Casa e, depois, na condição de adversário político.

            Eu diria, Sibá, que, dentro do seu partido, foram poucos eu não digo que compreenderam, mas que respeitaram as decisões que tomei quando me afastei dos caminhos que nos colocaram na política. V. Exª foi um deles.

            Nesta Casa, no plenário, mesmo em campos distintos, V. Exª se houve com o maior respeito com relação a minha pessoa. V. Exª hoje colhe isso, o respeito, a consideração, o carinho, inclusive, dos seus Pares, porque, repito, V. Exª como pessoa humana foi maior do que o mandato que exerceu, é maior do que o mandato. Tenho certeza absoluta de que V. Exª continuará a prestar relevantes serviços a esta Casa. V. Exª substituiu aqui, como Suplente, uma grande Parlamentar. Havia, no início - cheguei a ouvir, Senador Siba -, a apreensão de alguns com a responsabilidade que pesava sobre os seus ombros. E hoje V. Exª demonstra, sem qualquer esforço, com a sua atuação nesta Casa, que cumpriu a missão com galhardia, com dedicação.

            O Senador Eduardo Suplicy, um dia desses, fez uma leitura emocionada dos fatos: a renúncia, o pedido de exoneração da Ministra Marina Silva e a sua saída da Casa, e eu cheguei, aparteando o Senador Suplicy, a elogiar a fala dele, porque foi, salvo engano, a única vez em que ouvi algum Parlamentar se referir com tanto carinho, com tanta emoção, a não ser hoje.

            Hoje a Casa é prenhe nisso, mas, naquele dia, o Senador Suplicy lamentava a sua saída e, ao mesmo tempo, festejava a chegada da Senadora Marina Silva. São fatos, Senador Sibá. E a responsabilidade com que V. Exª cumpriu o seu mandato faz com que todos nós os entendamos como uma coisa natural. É do processo, como se diz.

            Desejo a V. Exª, de coração, toda a felicidade que merece pela figura humana que é.

            Quero, inclusive, agradecer o convívio que tivemos aqui, o respeito que colhi de V. Exª, mesmo na divergência, mesmo na crítica; o respeito que tive a honra de merecer de V. Exª.

            Muito obrigado. Seja feliz na sua caminhada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15347