Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15349
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, RETORNO, MARINA SILVA, TITULAR, ELOGIO, EFICACIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

            O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, se alguém me perguntasse qual a característica do Senador Sibá Machado, eu não teria dúvida e responderia: é um Senador de personalidade. Indiscutivelmente, como militante de um Partido político de importância, que é o Partido dos Trabalhadores, enfrentou aqui as tarefas mais árduas, verdadeiros desafios, sempre cumprindo a missão partidária, sempre cumprindo o papel que lhe reserva a agremiação que lhe deu legenda.

            Sempre usei esta tribuna e outras tribunas parlamentares e políticas para sustentar que, na democracia, o alicerce é o partido político. Nos países que não têm partidos políticos organizados, bem estruturados, com definições claras de seus princípios doutrinários, a democracia não existe. A democracia só existe onde existe, efetivamente, a organização partidária.

            E a organização partidária, Sr. Presidente, depende basicamente da disciplina, da fidelidade, do engajamento, e, quando se vê a atuação de um parlamentar como o Senador Sibá Machado, enfrentando toda sorte de desafios e com convicção, com firmeza, o que se observa claramente é que ele cumpriu o papel de verdadeiro advogado das causas partidárias, das causas que levaram o Partido dos Trabalhadores a ocupar o Governo, a comandar a administração deste País. Portanto, quando se depara, num momento de crise moral, de crise ética como esta que estamos vivendo, com um Parlamentar da têmpera e da personalidade do Senador Sibá Machado, o que se pode fazer no momento em que ele se ausenta é lamentar.

            Lamentar o grande Senador que estamos perdendo, mas lamentar também essa grande figura humana, que não guarda ressentimentos de ninguém e que está no embate de manhã, mas, à tarde, está abraçando seu contendor. Esse é o Senador Sibá Machado. É uma perda que lamentamos.

            Eu só acho que o Acre não perde, não tem nenhum prejuízo, porque a vaga que hoje está sendo ocupada pelo Senador Sibá Machado tem uma titular que também é uma figura brilhante, uma Parlamentar que tanto orgulho tem dado à política brasileira. A Senadora Marina, indiscutivelmente, vem para o Senado para defender bandeiras que tremulam em todo o universo, que clama por uma preservação da vida e que depende basicamente de uma mudança de postura, de uma mudança de conduta do ser humano. Ela é uma dessas missionárias da causa ambientalista. Portanto, acho que a volta dela, de certa forma, compensa a perda do Sibá.

            De qualquer forma, é um grande amigo, que vai fazer muita falta, mas tenho certeza de que não vai deixar saudades, porque ele não vai deixar esta Casa efetivamente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15349