Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15350
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, RETORNO, MARINA SILVA, TITULAR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senador Sibá Machado, desde já, estamos saboreando o fruto amargo da saudade, de vez que V. Exª, com o seu primoroso trabalho, com o seu equilíbrio, com a sua simplicidade, com a sua inteligência e com o seu devotamento à causa do Brasil tornou-se credor da nossa admiração.

            A vida pública é uma seqüência de eventos e de fatos às vezes inesperados. Eu tinha na minha cabeça que a Senadora Marina ficaria no Ministério até o final do seu mandato, ou pelo menos até o final do mandato do Presidente Lula, e que V. Exª continuaria aqui, pontificando com uma atuação marcante em defesa das mais diferentes causas, em defesa da Amazônia, região a que V. Exª pertence, em defesa do trabalhador, em defesa das causas mais justas que nós discutimos e debatemos neste Senado Federal.

            V. Exª, que veio do nada, podemos dizer assim, construiu a sua vida, a sua carreira com muito esforço. Já dizia um grande escritor que ninguém merece o doce se não experimentou o amargo. E V. Exª, se hoje dispõe de uma carreira respeitada, de uma carreira política, é porque soube construir, degrau por degrau, a confiança dos seus coestaduanos e daqueles que privam da sua convivência e da sua amizade neste Senado Federal.

            Quero aproveitar este ensejo para dizer que não perdemos V. Exª, como alguns disseram; nós ganhamos muito com V. Exª. Aprendemos aqui que podemos ser Governo ou ser Oposição sem, de maneira alguma, interferir na boa harmonia que deve comandar o processo legislativo. Aqui, cada um com a sua personalidade, com a sua posição, defende os interesses que achamos os mais convenientes para o Brasil, sejamos do Governo ou da Oposição. Mas isso, de maneira nenhuma, pode interferir no bom andamento, na boa conduta e no bom entrosamento entre partidos políticos, entre Senadores e Senadoras. E V. Exª é um exemplo disso, porque é um Senador atuante e da ala do Governo, mas são as Senadoras e os Senadores não só do Governo, mas também os da Oposição que reconhecem o seu valor, a sua personalidade e os seus méritos. V. Exª não confunde, de forma alguma, as suas posições políticas com o respeito que deve devotar a seus companheiros e aos demais partidos que compõem esta Casa.

            Meus parabéns e que Deus o ajude nas novas missões que o Estado do Acre entregará a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15350