Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aplausos ao ciclista paranaense Luciano Pagliarini, convocado para participar das Olimpíadas de Pequim.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Aplausos ao ciclista paranaense Luciano Pagliarini, convocado para participar das Olimpíadas de Pequim.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2008 - Página 21788
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ATLETAS, ATLETA PROFISSIONAL, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, ESTADO DO PARANA (PR), PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu só gostaria de destacar que ontem o atleta paranaense, o ciclista Luciano Pagliarini, foi convocado para as Olimpíadas de Pequim. Ele faz parte de uma equipe de ciclismo de estrada, juntamente com o catarinense, em homenagem a Santa Catarina, Murilo Fischer. Na categoria feminina, destacou-se a goiana Clemilda Fernandes.

            O Luciano Pagliarini, que é de Arapongas, no Paraná, participou da Olimpíada de Atenas, e, portanto, será a segunda Olimpíada de que participará, o que é motivo de muito orgulho pra gente. No ano passado, o Luciano conquistou várias medalhas pelo mundo. No Brasil, participou dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, mas também participou e venceu o campeonato de velocistas na Holanda. Também foi vencedor da quarta etapa do Tour of Missouri, que foi realizado nos Estados Unidos.

Quero destacar para o meu Estado, o Paraná, que, além do Luciano Pagliarini, outros paranaenses foram convocados, como Jadel Gregório e Tânia Spindler, do atletismo, Natália Falavigna, do tae-kwon-do, Bruno Fontes, da vela, Emanuel, do vôlei de praia, e Giba, do vôlei masculino.

Quero destacar, para encerrar, Sr. Presidente, atletas paraolímpicos do Paraná, mas, certamente, de outros Estados. Pedimos a atenção de todos para a convocação tanto dos olímpicos, como dos paraolímpicos, que, no caso do Paraná, foram convocados para Pequim, por exemplo, Claudiomiro Segatto, do tênis de mesa; Moisés Domingues Batista, da natação; Alexsander Almeida Maciel Celente, do goalboll, que é o futebol para cegos, e Terezinha Aparecido Guilhermina, do atletismo.

Todos são, sem dúvida, motivo de orgulho para o Paraná, mas também, Sr. Presidente, motivo de orgulho para o Brasil porque estarão, lá em Pequim não só representando o Estado que lhes deu a origem, mas também o nosso País, com toda força e com toda vibração. Espero que essa vibração se estenda para todos os Estados do Brasil. Desejo sucesso a eles e a todos em Pequim.

Gostaria, Sr. Presidente, para constar dos Anais, que também fosse dado como lido este pronunciamento.

Obrigado.

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR FLÁVIO ARNS.

*********************************************************************************

            O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a lista de paranaenses que representarão o Brasil nas Olimpíadas de Pequim recebeu ontem mais um nome: o do ciclista Luciano Pagliarini. O atleta, que atualmente reside em Treviso, na Itália, será um dos membros da equipe masculina de ciclismo de estrada, juntamente com o catarinense Murilo Fischer. Na categoria feminina, a única vaga que pertencia ao Brasil foi ocupada pela goiana Clemilda Fernandes.

            Natural de Arapongas, no Norte do Paraná, Luciano é atualmente um dos grandes nomes do ciclismo mundial. Esta será a segunda Olimpíada em que o paranaense defende as cores nacionais. Sua primeira participação nos Jogos Olímpicos foi em Atenas, em 2004. Em 2007, Luciano conquistou o Bronze no Pan do Rio.

            Com uma trajetória de importantes conquistas para o país e para as equipes em que compete, Luciano tem sido motivo de orgulho para o ciclismo brasileiro, tanto que, em 2007, foi um dos três atletas indicados pela Confederação Brasileira de Ciclismo para concorrer ao Prêmio Brasil Olímpico 2007, como atleta do ano na categoria ciclismo de estrada.

            A indicação foi resultado das importantes conquistas obtidas no ano passado. Além de ter conquistado a única medalha do ciclismo masculino nos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, foi o primeiro brasileiro na história a vencer uma prova da categoria UCI-Pro Tour, batendo os melhores velocistas do mundo na Holanda, e também foi vencedor da quarta etapa do Tour of Missouri, prova válida pela categoria UCI-América Tour, em setembro, nos Estados Unidos.

            Luciano merece nosso reconhecimento, nossa torcida e nossos aplausos, juntamente com paranaenses como Jadel Gregório e Tânia Spindler, do Atletismo, Natália Falavigna, do Taekwondo, Bruno Fontes, da Vela, Emanuel, do Vôlei de Praia, e Giba, do Vôlei masculino, além dos atletas paraolímpicos, convocados para Pequim, como Claudiomiro Segatto, do Tênis de Mesa, Moises Domingues Batista, da Natação, Alexsander Almeida Maciel Celente, do Goalboll (futebol para cegos), e Terezinha Aparecido Guilhermina, do Atletismo. Todos são motivo de orgulho para o Paraná.

            Parabéns aos nossos representantes e sucesso em Pequim!

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2008 - Página 21788