Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração pela abertura do curso de mestrado em Física, na Universidade Federal de Roraima, e pela criação do curso de Enfermagem na Faculdade Roraimense de Ensino Superior.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Comemoração pela abertura do curso de mestrado em Física, na Universidade Federal de Roraima, e pela criação do curso de Enfermagem na Faculdade Roraimense de Ensino Superior.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2008 - Página 21838
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ABERTURA, CURSO DE MESTRADO, FISICA, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), CRIAÇÃO, CURSO SUPERIOR, ENFERMAGEM, UNIVERSIDADE ESTADUAL, EXPECTATIVA, MELHORIA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, AMBITO ESTADUAL, COMENTARIO, COOPERAÇÃO, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, BUSCA, GRADUAÇÃO SUPERIOR, TOTAL, PROFESSOR, ENSINO FUNDAMENTAL.
  • COMENTARIO, ELOGIO, AUMENTO, NUMERO, ALUNO, INDIO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • CONGRATULAÇÕES, MELHORIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), AVALIAÇÃO, INDICE, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO BASICA.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz aqui para fazer esta comunicação é uma notícia que muito me alegra, que é muito boa para o meu Estado e que trata da nossa Universidade Federal de Roraima.

Quando vim para esta Casa, não havia curso de mestrado algum em meu Estado. Em 2003, nós nos juntamos à Universidade Federal de Roraima, ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet - RR) e à Fundação de Educação Superior de Roraima (Fesur) - que, depois, se transformou na Universidade Estadual de Roraima - e discutimos como fazer para haver mestrado em Roraima, porque era muito comum as pessoas saírem do Estado para fazer mestrado, e, de lá, saíam sete pessoas, e voltavam apenas duas ou três.

Fizemos alguns cursos de especialização para adquirir acervo de livros e recursos materiais também, primeiro na área de Química e de Matemática, na Universidade Federal de Roraima. Hoje, há dois mestrados: um de Química e um de Matemática. Há um também na área de segurança ambiental. Fiquei feliz de saber, ontem, que nossa Universidade abriu inscrições para um mestrado em Física - lá há dez doutores nessa área. As inscrições para o mestrado foram abertas para as pessoas formadas em Engenharia, em Matemática, em Química.

Estamos caminhando para melhorar a qualidade da educação no nosso Estado. No meu Estado, nem todos os professores de nível básico estão na universidade, mas estamos trabalhando justamente na Universidade Estadual de Roraima, juntamente com o Cefet e com a Universidade Federal, para que isso aconteça.

Já que estou falando da Universidade, devo dizer, com orgulho, que, na Universidade Federal de Roraima, há 237 alunos indígenas, alguns já elaborando suas monografias, para se formarem neste ano. Acredito que vamos mudar a qualidade da vida das pessoas por meio da educação.

Há outra notícia boa: meu Estado melhorou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); subimos vários pontos no Ideb Nacional. Tenho certeza de que haverá a dedicação dos nossos mestres, das nossas universidades, do Cefet e das faculdades particulares também. Este ano, iniciou-se um curso de Enfermagem na Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares); é um curso do Dr. Mozart.

Fico feliz de trazer boas notícias, porque meu Estado, geralmente, vem com notícias desagradáveis para cá. Recentemente, tivemos uma que manchou muito nossa sociedade, e espero que a justiça seja feita.

Muito obrigado, Sr. Presidente, pela oportunidade de trazer essa notícia do curso de mestrado da Universidade Federal de Roraima na área de Física.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2008 - Página 21838