Pronunciamento de Flávio Arns em 20/05/2008
Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Parabeniza o trabalho do Senador Francisco Dornelles e da Senadora Lúcia Vânia. Importância da publicação do Jornal do Senado em braille.
- Autor
- Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
SENADO.:
- Parabeniza o trabalho do Senador Francisco Dornelles e da Senadora Lúcia Vânia. Importância da publicação do Jornal do Senado em braille.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15548
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO.
- Indexação
-
- ELOGIO, TRABALHO, FRANCISCO DORNELLES, LUCIA VANIA, SENADOR, RELATOR, PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO (PLV), GARANTIA, COMERCIO, BEBIDA ALCOOLICA, MARGEM, RODOVIA, AUMENTO, PUNIÇÃO, MOTORISTA, SITUAÇÃO, EMBRIAGUEZ, CONSUMO, ALCOOL, APROVAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO, PROGRAMA NACIONAL, INCLUSÃO, JUVENTUDE, BAIXA RENDA, RETORNO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
- IMPORTANCIA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO SENADO, UTILIZAÇÃO, CODIGO BRAILLE, RESPONSABILIDADE, EDITORAÇÃO, IMPRESSÃO, SECRETARIA ESPECIAL, GRAFICA, SENADO, CONGRATULAÇÕES, MESA DIRETORA, ESPECIFICAÇÃO, GARIBALDI ALVES FILHO, PRESIDENTE, ATENÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também quero parabenizar o Senador Dornelles pelo encaminhamento que deu ao projeto, que, inicialmente, era extremamente polêmico, levantando questionamentos, dúvidas. De fato, S. Exª o direciona, para que seja punido o motorista que for pego embriagado ou que consumir álcool, o que o impede também de dirigir. Acho que o encaminhamento para a penalização do motorista é muito adequado e correto.
Também quero parabenizar a Senadora Lúcia Vânia pela apreciação e votação do relatório que trata do programa Projovem.
Sr. Presidente, também gostaria de destacar, ainda nesta semana, o lançamento do Jornal do Senado em braile, o que aconteceu na semana passada, na Presidência do Senado. A publicação do Jornal do Senado em braile será, Sr. Presidente, inicialmente, mensal, com uma tiragem de trezentos exemplares. E, nesse primeiro momento, o Jornal do Senado em braile será direcionado para bibliotecas e organizações que trabalham com pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. O conteúdo desse jornal será retirado do Jornal do Senado, com destaque para a edição semanal, para que não haja gastos adicionais para a produção e edição da matéria.
Junto com a primeira edição do Jornal do Senado em braile, foi enviado um CD com o arquivo da Constituição Federal de 1988 que possibilita o acesso das pessoas cegas ao conteúdo da Constituição.
A editoração e a impressão serão sempre realizados pelo Serviço de Impressão em Braile da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado, Gráfica do Senado.
Então, quero, nesse sentido, Sr. Presidente, parabenizar a Mesa Diretora do Senado, particularmente o Senador Garibaldi Alves, que é uma pessoa muito sensível quanto aos direitos da pessoa com deficiência e à cidadania.
Parabenizo o setor específico da Gráfica do Senado, que se vem empenhando nessa direção. Parabéns, de fato, por esse esforço, que culmina também com mais um objetivo alcançado no processo de tornar todos os serviços do Senado, todas as instalações, todos os atendimentos acessíveis a pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Como a gente sabe, existe um programa dentro do Senado Federal denominado Acessibilidade. Foi feito todo um levantamento, foi constituída uma comissão. Trabalhos foram realizados há quatro ou cinco anos nessa direção. O Jornal do Senado em braile é um destaque que tem de, realmente, ser comentado no Brasil. Foi mais um avanço importante.
Parabéns! Que a comunidade do Brasil, nessa área, regozije-se com o Senado e com a Gráfica do Senado por mais esse objetivo alcançado!
Muito obrigado, Sr. Presidente.