Pronunciamento de José Nery em 27/05/2008
Discurso durante a 86ª Sessão Especial, no Senado Federal
Homenagem ao Senador Jefferson Péres.
- Autor
- José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
- Nome completo: José Nery Azevedo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Senador Jefferson Péres.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/2008 - Página 16729
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JEFFERSON PERES, SENADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DIRETRIZ, ETICA, DEFESA, INTERESSE PUBLICO, REGIÃO AMAZONICA, ANUNCIO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL.
O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Alvaro Dias, Srªs e Srs. Senadores, fui alcançado com a notícia do falecimento do Senador Jefferson Péres quando eu me encontrava, Senador Mário Couto, à beira do rio Xingu, lá em Altamira, no Estado do Pará. Eu participava do evento de encerramento do encontro dos povos indígenas do Xingu. A partir daquele momento, tentei viajar de Altamira para Manaus, para me somar à comitiva de Senadores e de diversas autoridades do PDT e de várias instituições, e de amigos, para estar com a família do Senador Jefferson Péres naquele momento de dor e separação. Infelizmente, não consegui vaga nos vôos de Altamira para Manaus e tive de acompanhar, à distância, as cerimônias mostradas para o País inteiro, quando o povo do Amazonas e o povo brasileiro, por meio das suas mais expressivas lideranças, lá compareceram para as justas homenagens de despedida ao bravo lutador: Senador Jefferson Péres.
Eu queria, Sr. Presidente, associar-me à proposta de iniciativa do Senador Arthur Virgílio e do Senador Cristovam Buarque. S. Exªs propõem requerimento de sessão especial de homenagem.
Digo ao Senador Arthur Virgílio que o subscrevo com a mais absoluta convicção. E, ao apoiar essa iniciativa de uma sessão especial de homenagem, tenho a certeza do seu significado tão pleno e tão robusto no sentido do quê esta Casa pode testemunhar ao prestar essa homenagem ao digno representante do Estado do Amazonas e do povo brasileiro.
Fiquei impressionado ao viajar pelo interior do Pará nos últimos cinco dias. Em todos os encontros de que participei, em Altamira, Marabá, Xinguara, Redenção, Floresta do Araguaia e Canaã dos Carajás, por incrível que pareça, Senador Arthur Virgílio, escutei as mais elogiosas referências ao Senador Jefferson Péres.
Portanto, associo-me, desde já, a essas homenagens, porque sobretudo essa sessão tem um significado especial, tendo em vista que vai homenagear um dos mais representativos políticos, que, com garra e determinação, além da palavra e do exemplo, tinha como marcas a ética, a conduta ilibada, a firmeza nos seus posicionamentos e a clareza das suas idéias na defesa do Brasil e da Amazônia.
Com certeza, a morte do Senador Jefferson Péres deixa mais pobre este Senado e deixa mais pobre a política brasileira, que precisa cada vez mais de exemplos tão importantes quanto os que ele demonstrou em sua trajetória política.
Portanto, deixo aqui o meu apoio incondicional aos requerimentos do Senador Arthur Virgílio e do Senador Cristovam Buarque para essa sessão de homenagem, em que o Brasil vai prestar justiça a quem se dedicou à luta pela política correta e limpa, contra todo tipo de corrupção. Essa foi a marca do combate na vida política de Jefferson Péres.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Peço desculpas ao orador na tribuna, Senador Mário Couto, e agradeço a paciência.