Pronunciamento de Jayme Campos em 27/05/2008
Discurso durante a 86ª Sessão Especial, no Senado Federal
Homenagem ao Senador Jefferson Péres.
- Autor
- Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Senador Jefferson Péres.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/2008 - Página 16731
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JEFFERSON PERES, SENADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DIRETRIZ, ETICA, DIGNIDADE, DEFESA, DEMOCRACIA, INTERESSE PUBLICO, REGIÃO AMAZONICA.
O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero, nesta oportunidade, manifestar também aqui a minha fala para reverenciar a memória deste grande brasileiro que é o Senador Jefferson Péres.
Enalteço as virtudes desse que era um homem franzino, mas de caráter monumental. Não poderia, portanto, proferir qualquer pronunciamento nesta Casa sem antes homenagear o Senador Jefferson Peres, pelo seu espírito altivo, por sua independência cívica e por sua personalidade, que exalava honradez e dignidade.
Como os pequenos frascos guardam os melhores perfumes, o Senador Jefferson Péres não impressionava seus interlocutores por sua compleição física, mas, sim, pela essência de sua índole, pela firmeza de suas posições e por sua indestrutível vocação política. Jefferson Péres se fez grande, um gigante na defesa do primado da moral no Congresso Brasileiro.
Tal qual uma bússola a orientar o Norte da decência na vida pública, nosso colega amazonense fez do cotidiano de seus três mandatos parlamentares uma muralha em defesa do comportamento ético da atividade partidária. Foi, ao mesmo tempo, um generoso conselheiro e um árbitro implacável do exercício democrático nacional.
Agora, falar de Jefferson Péres significa regar com água límpida a vocação pluralista e a firmeza moral de nossa gente, pois ele é o patrono das causas éticas desta geração. Quando se pronunciar o nome desse destemido amazonense, estaremos evocando a sapiência e a coragem de um parlamentar que não se vergou diante de pressões, nem tampouco se acovardou diante de ameaças. Foi um baluarte da soberania desta Casa; foi o pilar ético deste Senado frente às mazelas da vida pública nacional.
Mas, Sr. Presidente, caros colegas Senadores, antes de tudo, Jefferson Péres era um profundo conhecedor dos temas amazônicos. Ele sorvia com ávido interesse qualquer assunto relativo à nossa região. Nas nossas últimas conversas, aqui mesmo neste plenário, demonstrou seu apetite intelectual pelo processo de desenvolvimento pelo qual passa o meu Estado de Mato Grosso.
Tinha especial interesse por temas como a ocupação dos espaços territoriais pela lavoura e pela pecuária. Jefferson Péres era um homem de inesgotáveis recursos intelectuais, movido pela inquietude juvenil daqueles que querem sempre saber mais.
Fica, aqui, portanto, minha homenagem à família, extensiva ao povo amazonense, certo de que os exemplos deixados por Jefferson Péres servirão como semente para fecundar um novo tempo para o nosso País, onde os compromissos éticos do setor dirigente...
(Interrupção do som.)
(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)
O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT) - Estou concluindo, Sr. Presidente.
...onde os compromissos éticos do setor dirigente brotem do solo com o mesmo vigor com que as convicções morais emanavam do coração do querido Senador Jefferson Péres.
São essas as minhas palavras.
Agradeço a oportunidade, Sr. Presidente.