Discurso durante a 110ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração pela premiação do Colégio Estadual Alfredo Nasser, em Britânia, Goiás, eleita a melhor escola do Brasil na primeira edição nacional do Prêmio Sesi de Qualidade da Educação.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Comemoração pela premiação do Colégio Estadual Alfredo Nasser, em Britânia, Goiás, eleita a melhor escola do Brasil na primeira edição nacional do Prêmio Sesi de Qualidade da Educação.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/2008 - Página 22949
Assunto
Outros > HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ESCOLA PUBLICA, MUNICIPIO, BRITANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ELEIÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), APOIO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), PREMIO, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, ELOGIO, PROJETO, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, INCENTIVO, PARTICIPAÇÃO, ALUNO, PAES, COMUNIDADE, DEMONSTRAÇÃO, IMPORTANCIA, FUNÇÃO, INCLUSÃO, SOCIEDADE, EXERCICIO, CIDADANIA.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há poucos dias ocupei esta tribuna para, com muito orgulho, anunciar que, no meu Estado de Goiás, os Municípios de Carmo do Rio Verde, Piranhas, Rio Verde, Formosa e Cezarina apareceram em destaque na pesquisa realizada pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), intitulada “Redes de Aprendizagem - boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender.”

            Logo depois falei sobre a colocação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás entre as cinco melhores do País, pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, do MEC.

            Hoje volto a esta tribuna para anunciar que, na cidade de Britânia, também no meu Estado, o Colégio Estadual Alfredo Nasser foi eleito a melhor escola do Brasil, na 1ª edição nacional do Prêmio Sesi de Qualidade da Educação, mostrando que educação com qualidade se faz com amor, dedicação e compromisso.

            O Prêmio Sesi de Qualidade da Educação, com apoio da Unesco, define como determinantes da qualidade do sistema educacional a prática pedagógica, gestão escolar e ambiente educativo.

            A prática pedagógica considera a inclusão, a aprendizagem, a participação dos alunos na construção do conhecimento, o incentivo à leitura e à escrita, o raciocínio lógico, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos.

            Gestão escolar é a implementação de ações por meio de parcerias, preocupando-se com a relação custo/benefício e com a transparência e o zelo pelo patrimônio da escola.

            Já o ambiente educativo é um espaço acolhedor, organizado, respeitoso, solidário, que combate a discriminação e os preconceitos.

            São esses os ingredientes que perpassam a comunidade escolar situada no Município de Britânia, interior de Goiás, cuja população é de aproximadamente 6 mil habitantes.

            No colégio funciona o ensino fundamental de 7ª a 9ª séries, além do ensino médio, tendo hoje 700 alunos. A escola tem uma infra-estrutura simples, espaço físico construído limitado e não tem muro, mas esses obstáculos não a impediram de mostrar que tem qualidade e vencer 1.327 concorrentes, entre as quais escolas públicas conveniadas e privadas em todo o País.

            A escola desenvolve projetos muito relevantes. Entre eles destaco o Projeto Leitura, Juventude e Cidadania; o Projeto Meio Ambiente da Gente; o Projeto de Leitura Espaço Mágico; o Projeto Escola Aberta - Espaço de Cidadania; o Projeto Fabriqueta de Sabão; o Projeto Ler e Escrever Para Bem Viver; o Projeto Oficinas Para a Vida; e o Projeto Horta Escolar.

            Além dos projetos citados, a escola ainda preserva as antigas fanfarras escolares, tem órgãos colegiados como conselho escolar e grêmio estudantil. Acima de tudo tem pais participativos e comunidade atuante. A escola também realiza campanhas de gentileza, movimentos de combate às drogas e à violência, ações de inclusão para portadores de necessidades especiais e de inclusão social. Por meio do voluntariado oferece também curso de espanhol, duas vezes na semana, gratuito aos alunos e à comunidade.

            Sr. Presidente, está mais do que provado que a escola precisa ir além do processo de ensino-aprendizagem. Ela precisa cumprir sua função social. E, no Colégio Estadual Alfredo Nasser, a comunidade escolar sabe disso e trabalha na sua prática contínua a formação do ser humano para o exercício pleno da cidadania.

            O colégio possui quadra de areia para vôlei e campo gramado para futebol, construídos em mutirão por alunos e professores, os quais podem usufruir desses bens fora de seu horário de aula.

            É preciso disseminar a idéia - e faço uso desta tribuna para isso - que não se faz educação sem amor e dedicação. Quando os ventos são favoráveis é mais fácil atingir sucesso. Mas quando não são, como na escola em questão, é possível trabalhar com criatividade, parcerias, lutas e determinação.

            Esse prêmio é o reconhecimento de que é possível fazer a diferença, independentemente das condições econômicas.

            A história do Colégio Alfredo Nasser é a história dos que acreditam na educação e na escola pública. E, mais, é a história das pessoas que nascem, crescem, estudam e trabalham para serem felizes. Por isso, suas ações são pautadas pelo amor, pelo respeito mútuo, pela humildade e pela esperança de um mundo melhor, se construído por meio da educação.

            Parabenizo, aqui, a Diretora da escola, Profª Maria do Disterro, bem como toda a sua equipe. Ressalto que os professores e funcionários desse colégio não são meros expectadores do processo. São atores que participam dessa construção juntamente com os alunos e pais.

            Não posso também deixar de estender meus cumprimentos aos Prefeitos, às autoridades e a todos aqueles que lutam por uma política pública de qualidade, principalmente voltada para a educação.

            Essa experiência educacional merece ser conhecida e divulgada, com a intenção de criar uma energia positiva e otimista em prol da educação.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/2008 - Página 22949