Pronunciamento de Gerson Camata em 03/06/2008
Discurso durante a 92ª Sessão Especial, no Senado Federal
Congratula-se com a comissão dirigida pela Secretaria-Geral da Mesa pelo trabalho de disponibilizar na Internet o conteúdo das proposições em deliberação no Senado e defende a modernização do Regimento Interno.
- Autor
- Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: Gerson Camata
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
REGIMENTO INTERNO.:
- Congratula-se com a comissão dirigida pela Secretaria-Geral da Mesa pelo trabalho de disponibilizar na Internet o conteúdo das proposições em deliberação no Senado e defende a modernização do Regimento Interno.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/06/2008 - Página 17855
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, COMISSÃO, DIREÇÃO, SECRETARIA GERAL DA MESA, DISPONIBILIDADE, INTERNET, CONTEUDO, PROPOSIÇÃO, DELIBERAÇÃO, SENADO.
- DEFESA, NECESSIDADE, MODERNIZAÇÃO, REGIMENTO INTERNO, ACOMPANHAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO, DISPONIBILIDADE, CONTEUDO, PROPOSIÇÃO, SENADO, INTERNET.
O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Se V. Exª me permite, Sr. Presidente, eu queria também me congratular com essa comissão dirigida pela Drª Cláudia.
É um trabalho importantíssimo, porque, a partir de agora, o cidadão brasileiro acessa não só a tramitação de um projeto, mas todas as emendas que lhe foram apresentadas, o conteúdo, toda a substância contida nas proposições que tramitam.
Agora, nós precisamos, junto com isso, agilizar o nosso Regimento Interno. Nós não podemos mais ter primeiro turno, segundo turno, cinco sessões de interstício, interstício legislativo, todo esse tipo de regulamentação que atrasa o processo legislativo.
Isso era muito interessante, porque, normalmente, esse tipo de Regimento - com interstícios, com segundo turno, com terceira votação - era no tempo em que a sociedade brasileira tomava conhecimento por meio do navio que saía do Rio de Janeiro, do lote de burro que trazia informação para cá. Demorava para o cidadão saber o que estava acontecendo. Então, havia o segundo turno, a votação, cinco sessões de interstício. Agora, as coisas estão acontecendo rapidamente.
Eu encontro, às vezes, Sr. Presidente, cidadãos que sabem mais da tramitação de projetos aqui do que eu, porque, às vezes, não tenho tempo de acompanhar com ligeireza. Ele está lá, aposentado, na internet, e sabe mais do que eu como está tramitando e onde está o projeto.
Então, temos que modernizar o nosso Regimento Interno, para que ele acompanhe também as transformações que foram introduzidas na internet, dando conhecimento ao cidadão do que e como está acontecendo aqui.
Muito obrigado.