Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração pelo lançamento da Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde, uma iniciativa do Governo do Espírito Santo.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Comemoração pelo lançamento da Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde, uma iniciativa do Governo do Espírito Santo.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2008 - Página 24133
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INICIATIVA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), LANÇAMENTO, PROGRAMA, QUALIFICAÇÃO, TRABALHADOR, SAUDE PUBLICA, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, SAUDE, FAMILIA, DETALHAMENTO, INVESTIMENTO, COMPLEMENTAÇÃO, PROCESSO, EXPANSÃO, HOSPITAL, DISPONIBILIDADE, MEDICAMENTOS, MELHORIA, ATENDIMENTO, MEDICINA PREVENTIVA.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não se trata de uma medida que vá produzir resultados imediatos, mas é um exemplo de como se pode trabalhar para evitar que problemas crônicos se perpetuem sem solução, atravessando administrações.

O Governo do Espírito Santo lançou há poucos dias a Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde, um programa que prevê a realização de curso de especialização em saúde da família, para qualificar 5 mil e 500 profissionais - médicos, dentistas, farmacêuticos, professores de educação física, psicólogos e assistentes sociais.

A execução da política de qualificação profissional é o resultado de um ano e meio de estudos. Com um ano de duração, o curso terá 50 turmas descentralizadas, com 500 professores, e exigirá investimentos de R$33 milhões. Trata-se de um trabalho que só terminará em 2011, alcançando, gradativamente, todos os níveis técnicos e gerencias da rede de serviços.

Juntamente com a expansão da rede hospitalar, a melhoria do atendimento e a disponibilidade de medicamentos, a qualificação dos profissionais dedicados à saúde familiar deve ser objetivo essencial de todo governo.

Se os serviços nas redes assistenciais forem satisfatórios, é possível evitar a maioria das consultas, exames e internações desnecessárias. Para que isso aconteça, são necessários especialistas que tenham a formação adequada.

No Espírito Santo, a administração de Paulo Hartung investiu até agora mais de R$1 bilhão na área da saúde. Ainda há muito por fazer, mas já foi possível fortalecer a atenção à saúde municipal, com a ampliação da assistência farmacêutica e a transferência de recursos estaduais para os municípios. A Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde é mais um passo positivo rumo à mudança no modelo de atenção à saúde dos capixabas.

Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2008 - Página 24133