Discurso durante a 92ª Sessão Especial, no Senado Federal

Denuncia a situação grave e com risco de vida porque passam as pacientes residentes no Estado do Pará que fizeram transplante de rins.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Denuncia a situação grave e com risco de vida porque passam as pacientes residentes no Estado do Pará que fizeram transplante de rins.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2008 - Página 18067
Assunto
Outros > SAUDE. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • DENUNCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, RISCO DE VIDA, PACIENTE, TRANSPLANTE DE ORGÃO, ESTADO DO PARA (PA), AUSENCIA, RECEBIMENTO, MEDICAMENTOS.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, URGENCIA, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, TRANSFERENCIA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), AQUISIÇÃO, MEDICAMENTOS, SALVAMENTO, VIDA HUMANA.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, PROVIDENCIA, GARANTIA, MEDICAMENTOS, PACIENTE, TRANSPLANTE DE ORGÃO, IMPEDIMENTO, REJEIÇÃO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Garibaldi Alves, venho denunciar - e não queria usar essa palavra - a situação grave e com risco de vida por que passam os pacientes residentes no Estado do Pará que fizeram transplante de rins. Ao mesmo tempo em que faço esse alerta, essa denúncia, quero pedir à Governadora Ana Júlia e à Secretária de Saúde, nossa amiga, Drª Laura Rossetti, que tomem as providências sobre o que vou aqui relatar.

            Sr. Presidente, Senador Garibaldi Alves, há quase três meses o Estado não fornece os remédios necessários a esses pacientes. Sem eles, os transplantados correm o risco de perder o rim por rejeição. A situação é de sobrevivência. Então, por isso, eu fiz - e o reafirmo - o apelo à Governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, para que adquira, em caráter de urgência, a medicação que irá salvar as vidas que dependem unicamente do Estado para recebimento do remédio.

            Apelo também ao Ministério Público, como fiscal da lei no meu Estado, o Pará, que adote as providências de sua alçada junto à Justiça, a fim de que os transplantados do Pará recebam a medicação que evita a rejeição do rim transplantado.

            Os medicamentos são de alto custo, como o Tracolimus e o Microfenolatu Sodium. Por isso, os mais afetados são os pacientes de baixa renda, aqueles que não têm a menor possibilidade, Senador Garibaldi Alves, de adquirirem esses medicamentos de alto custo e que são ofertados pelo Governo Federal. O Governo do Estado recebe recursos do Ministério da Saúde para atender a esses pacientes que se submeteram a procedimentos de alta complexidade. Então, basta que haja ação do Governo do Estado, basta que haja responsabilidade do Governo do Estado no sentido de fazer a aquisição dos medicamentos com esses recursos, que são transferidos pelo Ministério da Saúde, para que não se percam vidas desnecessariamente. Só aqueles que se submeteram a um transplante sabem pelo que passaram - e, até antes, passaram por um risco de vida grave e não querem voltar a correr esse risco.

            Faço, então, esse apelo à Governadora Ana Júlia e à Drª Laura Rossetti para que atendam aos transplantados renais do Pará com os medicamentos necessários à sua sobrevivência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2008 - Página 18067