Discurso durante a 92ª Sessão Especial, no Senado Federal

Informa a presença no plenário de diversas autoridades do estado do Amazonas, sobretudo, do ex-Senador Evandro Carreira.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Informa a presença no plenário de diversas autoridades do estado do Amazonas, sobretudo, do ex-Senador Evandro Carreira.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2008 - Página 17877
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO, AUTORIDADE ESTADUAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), SAUDAÇÃO, EVANDRO CARREIRA, EX SENADOR, OPORTUNIDADE, POSSE, JEFFERSON PRAIA, SENADOR.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu tenho muita honra, muita alegria em anunciar a presença neste plenário, quando aqui aguardamos todos, sobretudo nós, do Amazonas, a posse do Senador Jefferson Praia, que substituirá, e haverá de saber fazer isso com percuciência, com lucidez, o nosso inesquecível Senador Jefferson Péres.

            Mas, enquanto aguardamos o momento da posse do Senador Jefferson Praia, eu registro a presença de ex-secretários municipais, como Manoel Alexandre, que trabalhou na minha gestão; a maior figura do Sebrae do Amazonas, que é o nosso companheiro Reston; de Onildo Silva, que é o atual Secretário de Finanças do Município de Manaus; o Delegado Regional do Trabalho no Amazonas, dirigente do PDT, Stones Machado, e diversas autoridades, mas, sobretudo, esta figura singular, Senador Evandro Carreira, ele, que, em 1974, foi o primeiro brasileiro a trazer para o debate nacional a questão da Amazônia e com foros legítimos de cientificidade. Trouxe com lucidez a questão da Amazônia para o primeiro plano do debate nacional. À época, diziam que era de somenos importância, que não era esse o tema. Hoje suas teses estão mais do que na moda, estão up to date, estão merecendo análise dos melhores jornalistas que cobrem a Amazônia no Brasil também, porque não se pode dissociar economia de sociologia. Economia sem uma questão ecológica bem cuidada dá em desastre. Evidentemente que se tem que cuidar do homem, portanto, se deve procurar o desenvolvimento sustentável.

            Então, eu quero ressaltar a valor desse grande Senador tão incompreendido, tantas vezes tão pouco compreendido, que tem um patrimônio intelectual a legar a todos nós e que hoje, quando lemos o que ele dizia e escrevia há 24 anos, nós percebemos a atualidade das suas palavras. E mais: se tivéssemos seguido seus ensinamentos àquela altura, muito desastre teria sido evitado.

            Por isso, saúdo-o e sei que V. Exª saberá homenageá-lo como seu admirador que é, V. Exª que é um amazonense honorário, o Senador Evandro Carreira, presente neste plenário.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2008 - Página 17877