Fala da Presidência durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, pelo transcurso de seu quinquagésimo quarto aniversário de fundação.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem a Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, pelo transcurso de seu quinquagésimo quarto aniversário de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2008 - Página 18602
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS PROFISSÕES LIBERAIS (CNPL), COMENTARIO, EXISTENCIA, VINCULAÇÃO, CONFEDERAÇÃO, PROFISSÃO LIBERAL, REPRESENTAÇÃO POLITICA, PAIS, MUNDO, PARTICIPAÇÃO, PROFISSIONAL LIBERAL, HISTORIA, BRASIL, LUTA, INDEPENDENCIA, ABOLIÇÃO, ESCRAVATURA, PROCLAMAÇÃO, REPUBLICA.

          O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB - ES) - Obrigado também a V. Sª.

          Eu disse, no meu pronunciamento, que há um entrosamento muito grande, principalmente fora do Brasil, entre as confederações nacionais das profissões liberais e a representatividade política dos países.

          Observei isso na França, observei que a presidenta mundial é uma ex-deputada da Áustria.

          O Senador Mão Santa me faz repetir uma coisa muito interessante sobre a nossa história do Brasil que consagra esse entrosamento entre os fatos políticos e os profissionais liberais. Por exemplo, no próximo dia 12, a capital do Espírito Santo vai ser transferida pelo Governador Paulo Hartung para o Município capixaba chamado Domingos Martins, porque é o aniversário da Revolução Republicana Pernambucana. Essa foi a primeira manifestação republicana do País, de independência, que foi comandada também por um dos líderes capixabas, Domingos José Martins, que era um contador, que naquele tempo se chamava guardalivros, um profissional liberal.

          Depois, tivemos o primeiro grito brasileiro pela Independência do Brasil - o Mão Santa registrou - por outro profissional liberal, o Tiradentes, um odontólogo.

          Depois tivemos a Proclamação da Independência; foi uma cabeça coroada que a fez, mas se não houvesse José Bonifácio de Andrada e Silva, um geólogo e advogado, conhecido como o Patriarca da Independência, por trás dessas manifestações, certamente não teríamos a independência e a unidade do País. Outro profissional liberal.

          Tivemos a fim da escravatura no Brasil: foi uma cabeça coroada que assinou, a Princesa Isabel. Mas não fosse Joaquim Nabuco, um advogado profissional liberal, e todo aquele grupo que ele formou a favor da causa abolicionista, nós não teríamos a abolição da escravatura.

          A Proclamação da República foi feita por um militar, mas quem fez e criou, no Brasil, o sentimento republicano, foi aquela equipe dos positivistas de Benjamin Constant, advogado, outro profissional liberal.

          De modo que os profissionais liberais praticamente construíram todos os episódios históricos deste País, é claro, sintonizados com todo o povo brasileiro a quem eles serviram ao longo da nossa história.

          Senador Arthur Virgílio, V. Exª deseja se pronunciar? (Pausa.)

          V. Exª tem a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2008 - Página 18602