Discurso durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do primeiro Senador eleito pelo Distrito Federal, o Senador Meira Filho e pelo falecimento do pioneiro José Farani.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do primeiro Senador eleito pelo Distrito Federal, o Senador Meira Filho e pelo falecimento do pioneiro José Farani.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2008 - Página 18962
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEIRA FILHO, EX SENADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, EMPRESARIO, PIONEIRO, DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. GIM ARGELLO (PTB - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente desta sessão, Senador Paulo Paim

            Gostaria de registrar, com muita tristeza, que, neste final de semana, ontem e hoje, Brasília perdeu dois pioneiros, pessoas relevantes. Um deles foi um grande Senador, o primeiro Senador eleito pelo Distrito Federal, o Senador Meira Filho.

            Ele foi eleito em 1986, sendo o mais votado Senador na primeira eleição. Um lutador por Brasília, pela representação política do Distrito Federal, o Senador Meira Filho, que tanto engrandeceu esta Casa, foi um Senador sério, honrado e que participou de todos os debates. Foi um Senador jornalista, locutor. Portanto, Brasília perdeu muito. O Senador Meira Filho foi sepultado ontem. Ele, de família tradicional de Brasília, foi um pioneiro.

            A seus filhos e a toda sua família, o nosso sentimento de perda, de pesar pelo seu passamento. Ele deixou grandes recordações.

            O Distrito Federal também perdeu o pioneiro José Farani. Inclusive, encontrei o Senador José Agripino Maia em seu sepultamento, na tarde de hoje.

            José Farani veio do Espírito Santo e, médico que era, aqui fundou hospitais. Foi também proprietário da Academia de Tênis. Um nome tradicional, um pioneiro da cidade, um desbravador, um homem que ajudou a construir parte do Distrito Federal.

            Portanto, a sociedade de Brasília, neste fim de semana, sepultou dois pioneiros.

            Faço este registro por serem pessoas que muito contribuíram para engrandecer a Capital da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2008 - Página 18962