Discurso durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defende a Sra. Ministra Dilma Rousseff das acusações da ex-diretora da Anac, Sra. Denise Abreu.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Defende a Sra. Ministra Dilma Rousseff das acusações da ex-diretora da Anac, Sra. Denise Abreu.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2008 - Página 18960
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, CONDUTA, EX-DIRETOR, AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), NECESSIDADE, COMPARECIMENTO, COMISSÃO, INFRAESTRUTURA, SENADO, ESCLARECIMENTOS, VENDA, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG).
  • ELOGIO, COMPETENCIA, EFICACIA, TRABALHO, CONDUTA, DILMA ROUSSEFF, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de refletir o registro do Senador Papaléo acerca das lideranças do PSDB.

            Penso que esse debate precisa ser esclarecedor mesmo. Eu, que participei da CPI do Apagão, lembro-me muito bem de como a Srª Denise era tratada, principalmente pelo nosso relator, Senador Demóstenes. Ela era tratada como quadrilheira, membro de quadrilha. Isso foi em 2007. Vivíamos no contexto de uma crise em que o Brasil todo se envolveu, as regiões todas, e que redundou na troca do Ministro da Pasta da Defesa e de todos os dirigentes da Anac e, finalmente, numa CPI.

            E comecei a levantar o que aconteceu naquele período de discussão. A Srª Denise agora vem e faz uma declaração. E não tenho dúvida de que essa é uma declaração que estimula a Oposição, que vem numa estratégia de confrontar a Ministra Dilma - não é de agora, o Brasil todo acompanha isso.

            Então, penso que o esclarecimento por parte da Ministra Dilma é importante. Quero ver a Oposição conversar com essa quadrilheira, membro de quadrilha, como era tratada - eu tenho isso. Quero que isso venha mesmo para um debate democrático aqui na Casa. Ele vai ser esclarecedor e vou acompanhá-lo.

            Não tenho dúvida de que a Ministra Dilma agiu como uma Ministra de Governo. O povo estava na rua, chorando, em comoção com a crise da Varig. O Brasil vivia em comoção, além da crise aérea e diante de um acidente que comoveu o Brasil. Falo do primeiro; o segundo, ocorrido com um avião da TAM, foi mais duro ainda.

            Então, vivíamos um momento muito particular. Não tenho dúvidas de que a Ministra Dilma intercedeu, como todos os segmentos da sociedade brasileira se manifestaram naquele momento, uns contra, outros a favor, buscando uma solução para a crise aérea.

            Dizer que a Ministra Dilma favoreceu um fundo americano, interesses menores, é inconcebível. A Ministra Dilma tem uma postura e uma conduta que ficaram demonstradas inclusive no debate com a Oposição na Comissão de Infra-estrutura. Foi um debate maduro, que durou oito horas, um debate em que todos participaram. O ficou comprovada a eficiência, o trabalho meticuloso, cuidadoso, da Ministra Dilma.

            A Ministra Dilma organizou um banco de dados das contas da Presidência da República - até então não havia um banco de dados - para ser submetido à AGU, ao TCU. E recebeu a denominação de dossiê. Mas o tempo comprovou e continua comprovando a eficiência da conduta da Ministra Dilma.

            Mais uma vez penso que o debate foi levantado por membro de quadrilha. Era assim que a Srª Denise era tratada pelo nosso relator, Senador Demóstenes Torres. Membro de quadrilha! Eu penso que é hora de travarmos mais um debate e não tenho nenhuma dúvida de que, mais uma vez, a Ministra Dilma vai se sair como alguém que tem uma conduta e um trabalho que não podem ser desqualificados dessa forma. Mais uma vez estão tentando desqualificar o trabalho da Ministra Dilma.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2008 - Página 18960