Pronunciamento de Paulo Paim em 11/06/2008
Fala da Presidência durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Leitura de e-mail destinada a S.Exa., sobre conflito em Porto Alegre, numa manifestação contra a corrupção.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
- Leitura de e-mail destinada a S.Exa., sobre conflito em Porto Alegre, numa manifestação contra a corrupção.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/06/2008 - Página 19580
- Assunto
- Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, RECEBIMENTO, MENSAGEM (MSG), INTERNET, INFORMAÇÃO, OCORRENCIA, CONFLITO, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REPRESSÃO, POLICIA, MARCHA, CONTESTAÇÃO, CORRUPÇÃO, DESVIO, FUNDOS PUBLICOS, GOVERNO ESTADUAL.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Senador Paulo Duque, V. Exª será atendido na forma regimental. O artigo será publicado.
Neste momento, antes de passar a palavra ao Senador Expedito Júnior, eu gostaria de, infelizmente, ler um e-mail que recebi do meu Estado do Rio Grande do Sul:
Excelentíssimo Sr. Senador Paulo Paim,
Num conflito hoje, em Porto Alegre, numa manifestação contra a corrupção, houve um enfrentamento entre a brigada militar e os movimentos sociais. Dezessete feridos e 12 trabalhadores presos. Esse foi o resultado da ação de enfrentamento entre a brigada militar e os movimentos.
Infelizmente, o protesto contra a denúncia, a corrupção e o desvio do dinheiro público no Rio Grande do Sul chega a esse estágio. Os conflitos iniciaram-se às 11h da manhã, quando trabalhadores, estudantes e sindicalistas iniciaram uma caminhada em direção ao Palácio Piratini, sede do Governo atual. A manifestação foi reprimida com balas de borracha, bombas e gás de pimenta. Mais tarde, quando tentaram reiniciar a marcha, os trabalhadores foram novamente impedidos de caminhar e agredidos.
Infelizmente, é um fato que eu tenho de registrar, porque recebi do meu Estado. Todos sabem que há, neste momento, um debate muito profundo sobre corrupção no meu Estado, com uma CPI instalada na Assembléia Legislativa. Os movimentos sociais estão fazendo manifestações em todo o Estado, inclusive em frente ao Palácio do Governo.
Feito o registro, passo a palavra ao Senador Expedito Júnior, pelo tempo de 10 minutos mais cinco, como dei para os outros oradores.