Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização de audiência pública na Comissão de Agricultura para avaliar a posição brasileira no contencioso do algodão. Congratulações a indicação do Embaixador Roberto Azevedo, para representar o Brasil na OMC.

Autor
Gilberto Goellner (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Gilberto Flávio Goellner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da realização de audiência pública na Comissão de Agricultura para avaliar a posição brasileira no contencioso do algodão. Congratulações a indicação do Embaixador Roberto Azevedo, para representar o Brasil na OMC.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2008 - Página 21748
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE AGRICULTURA, DEBATE, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, ALGODÃO.
  • CONGRATULAÇÕES, BRASIL, QUESTIONAMENTO, SUBSIDIOS, PRODUTO AGRICOLA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), POSSIBILIDADE, PAIS, CONCORRENCIA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EMBAIXADOR, OBTENÇÃO, REDUÇÃO, SUBSIDIOS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CONGRATULAÇÕES, INDICAÇÃO, DELEGADO, CARATER PERMANENTE, REPRESENTAÇÃO, BRASIL, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC).

            O SR. GILBERTO GOELLNER (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero parabenizar a indicação do Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores, do eminente Embaixador Roberto Azevedo, e dizer que hoje, pela manhã, nós tivemos na Comissão de Agricultura uma audiência pública para avaliar a posição brasileira no contencioso do algodão, em que o Brasil obteve um sucesso, com um ganho de causa inédito: é a primeira vez que um produto agrícola como o algodão consegue um resultado tão substancial, que seria o questionamento dos subsídios norte-americanos à cultura do algodão, e que estão acabando com a competitividade nesse campo. E o chanceler Roberto Azevedo chega em boa hora representando o País na OMC, porque ele teve participação direta nesse ganho de causa no contencioso do algodão, e parabéns ao Itamaraty por ter conseguido essa meta. Agora a luta é negociar no âmbito da OMC para conseguirmos resultados diretos pelo contencioso já ganho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2008 - Página 21748