Discurso durante a 110ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Lamenta a suspensão das sessões deliberativas.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Lamenta a suspensão das sessões deliberativas.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/2008 - Página 22915
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, SUSPENSÃO, SESSÃO, DELIBERAÇÃO, SENADO, MOTIVO, FESTA JUNINA, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, PREJUIZO, VOTAÇÃO, MATERIA, ESPECIFICAÇÃO, INTERESSE, COMERCIANTE, MUNICIPIO, FOZ DO IGUAÇU (PR), ESTADO DO PARANA (PR), COMENTARIO, PERDA, REPUTAÇÃO, LEGISLATIVO, DEFESA, TRABALHO, PROCESSO LEGISLATIVO, RECUPERAÇÃO, CONFIANÇA.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nós temos que lamentar a suspensão das sessões deliberativas. V. Exª diz bem: há Senadores na Casa dispostos a trabalhar, dispostos a produzir; e nós poderíamos produzir normalmente no dia de hoje, votando, aprovando matérias importantes para o País. E não haveria, de forma alguma, nenhum desmerecimento das tradicionais festas juninas do Norte e do Nordeste do Brasil. Elas não deixariam de acontecer, elas aconteceriam normalmente. Aliás, nós não faríamos falta nessas festas juninas - certamente não faríamos falta. Aqueles que festejam a data prefeririam nos ver todos aqui, votando matérias importantes.

            Por exemplo, tenho a convicção de que lá em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, os habitantes preferiam que hoje fosse votado o projeto, que é o primeiro da Ordem do Dia, que diz respeito a um assunto de interesse daquela região. Com a aprovação desse projeto, os atuais sacoleiros serão transformados em microempresários, e nascerá um fundo de recuperação econômica do Município de Foz do Iguaçu. Essa matéria seria certamente debatida hoje; poderia ser votada e aprovada. Ficará para a próxima semana.

            Enfim, esta instituição já se desgastou demais, sofreu terrível desgaste em razão de alguns acontecimentos. Nós temos o dever de procurar recuperar a credibilidade. E é trabalhando, de forma afirmativa, que poderemos melhorar o conceito da instituição parlamentar no Brasil.

            Portanto, V. Exª, que preside agora esta sessão, bem como os Senadores que aqui nos encontramos não concordamos com a suspensão das sessões deliberativas. Nós poderíamos deliberar hoje. Não teríamos nenhuma dificuldade e não causaríamos nenhum transtorno às tradicionais festividades juninas do Norte e do Nordeste do País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/2008 - Página 22915