Discurso durante a 112ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 152 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 152 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2008 - Página 23832
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, ATUAÇÃO, PROTEÇÃO, VIDA, PREVENÇÃO, COMBATE, INCENDIO.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, preliminarmente, gostaria de cumprimentar o Senador Adelmir Santana pela feliz iniciativa de propor a realização desta Sessão Especial.

            Comemorar os 152 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, essa instituição tão presente no dia-a-dia da sociedade, tão querida e respeitada pela população, é antes de tudo um dever de justiça.

            Na letra fria da Lei, sabem as Srªs e os Srs. Senadores, as missões e competências do Corpo de Bombeiros Militar já são das mais nobres. Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios, de busca e salvamento; prestar socorro nos casos de sinistro, protegendo não somente as pessoas em perigo iminente, mas também os seus bens e haveres ameaçados; executar as atividades de defesa civil; realizar perícias; desenvolver pesquisas técnico-científicas que levem ao aumento da segurança contra incêndio e pânico; essas e muitas outras atribuições, enfim, já seriam suficientes para tornar essenciais os nossos bombeiros militares.

            Mas aquilo que os faz verdadeiramente grandes, Sr. Presidente, aquilo que os torna dignos da admiração de todos que vivem no Distrito Federal, é a determinação, o brio, o sentimento do dever, o conhecimento de causa e a competência com que desempenham tais atribuições.

            E não poderia ser diferente! Afinal, ao ingressar na Academia de Bombeiro Militar para formação, aperfeiçoamento, treinamento ou instrução especializada, os oficiais e cadetes sabem que, a todo o momento, lhes serão incutidos os ideais de ética, de civismo, de patriotismo, de respeito à dignidade da pessoa humana.

            Ideais, diga-se de passagem, que são igualmente transmitidos aos 2.400 alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, essa notável instituição que se tornou realidade há pouco mais de oito anos e que vem desenvolvendo um trabalho da melhor qualidade na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio.

            O resultado de tanta dedicação, Srªs e Srs. Senadores, pode ser visto nas ruas. Cada um de nós, por certo, já testemunhou pessoalmente, ou conhece alguém que testemunhou, o trabalho exemplar de nossos bombeiros militares. Eles não têm dia e hora para prestar serviços à população. Não conhecem limites. Acionados, sabe-se que envidarão todos os esforços possíveis e imagináveis para bem cumprir sua missão.

            E o mais interessante, Srªs e Srs. Senadores, é que acabam impregnados dessa determinação e desse sentimento do dever, tanto que os levam por toda a vida, mesmo após deixar a Corporação.

            Quanto a isso, posso falar com conhecimento de causa, pois tenho entre meus auxiliares um bombeiro militar aposentado do Distrito Federal: Paulo Sales Ribeiro, carinhosamente chamado de Seu Salles, é servidor que se destaca pela eficiência, pela dedicação, pelo companheirismo e pela lealdade. Atributos pessoais, não tenho dúvidas. Mas atributos, e disso também tenho certeza, que foram encorajados e burilados em sua passagem pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

            Em sua figura, representando os bombeiros militares já afastados, e na figura do Comandante-Geral daquela Corporação, Coronel Sérgio Fernando Pedroso Aboud, representando o pessoal da ativa, gostaria de homenagear, em meu nome e em nome do PMDB, todos aqueles que fizeram e fazem do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal uma instituição reconhecida e reverenciada por nossa sociedade. Seu trabalho, estejam certos, é motivo de orgulho para todos nós.

            Por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal presto também minhas homenagens a todos os bombeiros do Brasil.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2008 - Página 23832