Pronunciamento de Paulo Paim em 26/06/2008
Fala da Presidência durante a 112ª Sessão Especial, no Senado Federal
Apoio ao pronunciamento do Senador José Nery, pelo Dia Internacional de Combate à Tortura e apoio às vítimas.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
DIREITOS HUMANOS.:
- Apoio ao pronunciamento do Senador José Nery, pelo Dia Internacional de Combate à Tortura e apoio às vítimas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/06/2008 - Página 23835
- Assunto
- Outros > DIREITOS HUMANOS.
- Indexação
-
- APOIO, SENADOR, DISCURSO, DIA INTERNACIONAL, COMBATE, TORTURA, EXIGENCIA, PUNIÇÃO, CRIME.
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ENTREVISTA, CORONEL, ALEGAÇÕES, CONVOCAÇÃO, ROMEU TUMA, SENADOR, TESTEMUNHA, DEFESA, ACUSAÇÃO, CRIME, TORTURA, ANUNCIO, ESCLARECIMENTOS.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Senador José Nery, permita que eu me some ao seu pronunciamento. V. Exª teria ainda direito a sete minutos nesta oportunidade em que faz pronunciamento firme e convicto no Dia de Combate à Tortura e Apoio às Vítimas.
Eu avalizo o seu pronunciamento e, ao mesmo tempo, digo que nós estávamos, os três - o Senador Geraldo Mesquita Júnior, V. Exª e eu -, na Comissão de Direitos Humanos hoje pela manhã, discutindo o PL nº 91, projeto de minha autoria - V. Exª será o relator - que vai regulamentar a situação dos motoristas de caminhão, de táxi, de ônibus, enfim de todos aqueles que são profissionais do volante. Terminada a audiência, que foi excelente, nós fomos procurados por uma jornalista, que comentou uma matéria que vai sair no final de semana na revista Época, trazendo a denúncia de um torturador envolvendo um Senador - e não é força de expressão, não.
Eu adotei o mesmo procedimento de V. Exª, mas V. Exª foi mais feliz: conseguiu falar com o Senador Romeu Tuma no exterior. Eu tentei, mas como ele está fora, ficaram de dar o retorno. Acho que, em uma questão como essa, pela gravidade da matéria, não faria nenhum prejulgamento, inclusive não seria adequado quando se refere à história, à vida de um Senador desta Casa.
De imediato, prontifiquei-me a conversar com o Senador Romeu Tuma antes de tomar qualquer posição pública diante do fato. Entendo que essa é a mesma posição que tomou V. Exª, pois todo o cuidado é pouco, já que hoje em dia, infelizmente, neste País, é fácil jogar lama sobre uma ou outra pessoa sem ter as devidas provas do que realmente aconteceu.
Por isso, meus cumprimentos pela postura e pela clareza como V. Exª faz esse debate, exigindo punição severa e dura sobre todos aqueles que se envolveram na tortura, e, conseqüentemente, a nossa posição de apóio neste Dia Internacional de Combate à Tortura e Apoio às Vítimas.