Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Boa Vista, capital de Roraima, pelo transcurso hoje, do seu centésimo décimo oitavo aniversário aniversário.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à cidade de Boa Vista, capital de Roraima, pelo transcurso hoje, do seu centésimo décimo oitavo aniversário aniversário.
Aparteantes
Flexa Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2008 - Página 26314
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), ELOGIO, PIONEIRO, REGIÃO NORTE, PLANEJAMENTO, PLANO URBANISTICO, MODERNIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO URBANO, ABRANGENCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL, UNIVERSIDADE PARTICULAR, ESCOLA TECNICA, CRITICA, FALTA, IMPLANTAÇÃO, INTERNET, SUPERIORIDADE, VELOCIDADE, MOTIVO, DEMORA, PROCESSO JUDICIAL.
  • SAUDAÇÃO, POPULAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, IMIGRANTE, ESTADOS, REGIÃO NORDESTE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • EXPECTATIVA, CAMPANHA ELEITORAL, ELEIÇÃO MUNICIPAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), SOLICITAÇÃO, CANDIDATO, AUSENCIA, POLUIÇÃO, CIDADE.
  • JUSTIFICAÇÃO, IMPOSSIBILIDADE, PRESENÇA, ORADOR, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), MOTIVO, PARTICIPAÇÃO, MISSÃO OFICIAL, SENADO, SUPERIORIDADE, IMPORTANCIA, VISITA, SANTA CASA DE MISERICORDIA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), OCORRENCIA, EXCESSO, MORTE, RECEM NASCIDO.
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, PLENARIO, EX-DEPUTADO, EX PREFEITO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, DADOS, CAPITAL DE ESTADO.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente, quero agradecer a gentileza do Senador Leomar Quintanilha por haver permutado comigo, já que hoje, Sr. Presidente, a minha cidade, Boa Vista, a capital do Estado de Roraima, completa 118 anos. Uma cidade que, com certeza, orgulha o Norte do Brasil pela sua beleza, pelo seu traçado, por ser uma cidade planejada e que vem se desenvolvendo de maneira fantástica. Está localizada em uma área da Amazônia que, ao contrário do que muitos pensam, não é de florestas, mas em uma área de campos naturais, que chamamos de “lavrados”, às margens do rio Branco.

            Sr. Presidente, quero registrar que se encontra neste plenário o ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Boa Vista, Robério Araújo, que, inclusive, foi o Prefeito responsável pela elaboração do Plano da Boa Vista moderna que hoje temos, um homem que, como eu, realmente tendo nascido lá, nutre um amor especial por aquela terra.

            Boa Vista, talvez por ter sido a primeira cidade planejada da Região Norte, e uma das primeiras do Brasil, tem sua forma como uma espécie de leque, em que as ruas saem do Centro Cívico, onde estão localizados o Palácio do Governo, o Palácio da Justiça, a Assembléia Legislativa, para todas as direções. É uma cidade que encanta quem vai à Amazônia. Sem desmerecer as demais, é realmente uma cidade magnífica!

            E eu, que nasci lá, no cruzamento da rua Sebastião Diniz com a José Magalhães, a cada dia que passa fico mais fã, mais amigo daquela cidade. Lá me casei com uma filha de Boa Vista também, e lá nasceram meus três filhos; tenho o maior orgulho da minha cidade! Portanto, hoje, quero prestar minha homenagem a todos os boa-vistenses lá nascidos como eu, ou não, como é o caso do meu pai, como é o caso do pai do ex-Prefeito Robério, que aqui está, que vieram do Ceará, mas também àqueles oriundos da Paraíba, como os meus avós maternos, ou de tantas outras regiões do Nordeste. Hoje, temos uma representatividade grande de pessoas vindas do Maranhão, que, com certeza, contribuíram, contribuem e contribuirão, e muito, para que Boa Vista seja cada vez mais uma cidade humana, pacífica.

            Sr. Presidente, nesta oportunidade, faço um apelo, já que este será um ano de eleições, para que os candidatos procurem adotar uma postura de manter a cidade limpa, de não picharem muros, pregando cartazes, enfeando a cidade, e que também a campanha se volte para esse aspecto, qual seja, o de termos uma Boa Vista cada vez melhor, mais humana, mais afetiva e acolhedora como ela é. Apelo também aos boa-vistenses, tanto os da capital quanto os da área rural, para que nos preocupemos, realmente, de maneira isenta, em escolher o candidato que melhor possa conduzir os destinos da nossa cidade.

            Na verdade, embora hoje completemos 118 anos de fundação, há que se lembrar que somos a sede da capital do Estado há apenas 20. Então, Boa Vista ainda tem muito a crescer. Inclusive precisamos cobrar dos órgãos federais soluções para a nossa cidade, como, por exemplo - e isso é inadmissível - não termos Internet banda larga até hoje. Em um mundo moderno como o nosso, é inadmissível a capital de um Estado não ter esse recurso. No particular, diga-se de passagem, o Ministério Público já acionou, e o Juiz da 5ª Vara concedeu, mas a empresa recorre, e até hoje a Internet banda larga não está instalada lá.

            Todavia, tenho a certeza de que o trabalho não só o do Prefeito, mas o dos Vereadores, o do Governador, o dos Parlamentares federais será no sentido de tornar Boa Vista cada vez melhor. Somos uma cidade que temos uma universidade federal e uma estadual; temos cinco instituições de ensino superior, inclusive um Centro Federal de Ensino Tecnológico. Portanto, não somos uma capital do interior. Não somos, ao contrário do que possa pensar os brasileiros do Sul e do Sudeste, uma cidade onde não há condições modernas de vida. Realmente, Boa Vista é uma cidade que tem de tudo, embora alguns pontos, como esse que citei, estejam por ser feitos.

            Tenho a certeza de que todos os boa-vistenses, os nascidos e os de coração, hoje, estão comemorando essa data - e lá é feriado -, procurando, realmente, marcar estes 118 anos de Boa Vista de forma a não deixarmos passar em branco.

            Lembro-me de minha infância, passada na Praça da Bandeira; morava na esquina, e estudava no Colégio Oswaldo Cruz, que ficava em diagonal. Portanto, passei toda a minha infância lá. Saí de lá aos 15 anos, porque, naquela época, não havia sequer o segundo grau, e fui estudar na cidade de Belém, do Senador Flexa Ribeiro, para onde, inclusive, iremos amanhã, cuidar de um problema sério ocorrido na Santa Casa, que foi hospital-escola onde o ex-Deputado e ex-Prefeito Robério e eu fizemos o nosso aprendizado como médicos. Então, vou lá, Senador Flexa Ribeiro, embora cancelando justamente outros compromissos, porque essa questão mexe emocionalmente comigo.

            Quero, aqui, pedir perdão aos meus concidadãos e aos meus amigos de Boa Vista por não poder estar lá amanhã, como não poderei estar hoje, pois farei parte de missão que considero de alto significado humanitário: ir a Belém levantar a questão da Santa Casa de Misericórdia.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Permita-me V. Exª um aparte?

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Pois não. Concedo, com muito prazer, o aparte a V. Exª, Senador Flexa Ribeiro.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Mozarildo Cavalcanti, em primeiro lugar, quero agradecer a V. Exª por haver atendido ao convite para participar da comissão de Senadores que, ainda hoje à noite, se deslocará para o Pará e, amanhã, fará uma visita à Santa Casa de Misericórdia e, depois participará de uma audiência pública. Tenho certeza absoluta, Senador Mozarildo, que V. Exª conhece profundamente a importância da Santa Casa de Misericórdia, pois, como V. Exª colocou, cursou Medicina no Estado do Pará, bem como os Senadores Tião Viana e Papaléo Paes, A Santa Casa dava suporte à Faculdade de Medicina, que, àquela altura, ficava em frente ao próprio hospital. E lá vamos com o intuito de, com o conhecimento de V. Exªs, como médicos e como representantes do Senado Federal, encontrar uma solução para que a Santa Casa volte a atender a população do nosso Estado, da forma como já fez no passado e fazia até o final de 2006. Quero agradecer ao povo de Roraima por ceder V. Exª por esses dois dias a fim de que possa, retornando a Belém, onde vive a mãe de V. Exª, dar-nos também o alento de que o Pará tem em V. Exª mais um Senador para defender os interesses da Santa Casa de Misericórdia.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Obrigado, Senador Flexa Ribeiro, pelo aparte.

            Como já adiantei, embora deixando de comparecer hoje aos festejos dos 118 anos de Boa Vista, não estando amanhã lá e no final de semana, com muito bom gosto, tenho certeza, todos os boa-vistenses compreendem que a nossa missão como médico é muito importante nesse momento em que vemos tantas crianças perderem a vida na Santa Casa de Misericórdia em Belém, e, repito, um hospital que foi - e acho que ainda é - uma referência da Medicina.

            Na época, há quarenta anos, quando me formei, com certeza esse era o hospital que realmente dava suporte. Era o hospital universitário da nossa Faculdade de Medicina.

            Quero, portanto, ao encerrar este pronunciamento, parabenizando a minha querida Boa Vista, parabenizando todas as famílias de Boa Vista pelos 118 anos, pedir desculpas por não estar lá hoje e amanhã e justificar essa ausência. Realmente, participarei dessa comissão, o que entendo ser do nosso dever como Senadores, para cuidar de um caso muito grave como é o da morte desses bebês em Belém.

            Eu requeiro que esse material que contém dados sobre a cidade de Boa Vista e algumas outras matérias informativas sobre a nossa capital permanecessem nos Anais do Senado como parte integrante do meu pronunciamento.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

           Matérias referidas:

“Conheça Boa Vista;”

“Boa Vista comemora 118 anos de criação;”

“Poesia - Boa Vista Princesa;”

“Destinos: Boa Vista;”

“Destinos: Boa Vista - Geografia e História;”

“História de Boa Vista - RR;”

“Apresentação - Roraima em Revista”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2008 - Página 26314