Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo anúncio da implantação, em Itajubá, no Sul de Minas, do Pólo Aeronáutico Brasileiro de Helicópteros de Grande Porte, para produção e desenvolvimento do helicóptero Super Cougar.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Comemoração pelo anúncio da implantação, em Itajubá, no Sul de Minas, do Pólo Aeronáutico Brasileiro de Helicópteros de Grande Porte, para produção e desenvolvimento do helicóptero Super Cougar.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2008 - Página 26844
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ANUNCIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), IMPLANTAÇÃO, POLO INDUSTRIAL, INDUSTRIA AERONAUTICA, MUNICIPIO, ITAJUBA (MG), PRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, HELICOPTERO.
  • REGISTRO, ASSINATURA, ACORDO, MINISTERIO DA DEFESA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, TRANSFERENCIA, TECNOLOGIA, FACILITAÇÃO, AQUISIÇÃO, PRODUÇÃO, HELICOPTERO, AMPLIAÇÃO, AUTONOMIA, FORÇAS ARMADAS, POSSIBILIDADE, AUMENTO, EXPORTAÇÃO, SETOR.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, EMPRESA, INDUSTRIA AERONAUTICA, HELICOPTERO, SUPERIORIDADE, PARTICIPAÇÃO, SETOR, BRASIL, AMERICA LATINA, ATUAÇÃO, AVIAÇÃO CIVIL, AVIAÇÃO MILITAR, OFERECIMENTO, CURSOS, MELHORIA, CAPACIDADE PROFISSIONAL, CAPACIDADE TECNICA, TRABALHADOR.
  • PREVISÃO, AMPLIAÇÃO, SETOR, INDUSTRIA AERONAUTICA, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL, EXPECTATIVA, CRESCIMENTO, PARTICIPAÇÃO, POLO INDUSTRIAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, volto a esta tribuna para dar aos nobres Senadores e ao povo de Minas Gerais uma importante notícia para o nosso Estado e, como não poderia deixar de ser, para todo o País. O Governador Aécio Neves e o Presidente Lula anunciaram ontem, dia 30 de junho, em Itajubá, no Sul de Minas, a implantação do Pólo Aeronáutico Brasileiro de Helicópteros de Grande Porte, para produção e desenvolvimento do helicóptero Super Cougar.

O anúncio foi feito durante a comemoração dos 30 anos de atividades da Helibras. O Governador Aécio e o Presidente assinaram declaração de intenção entre os Ministérios da Defesa do Brasil e da França para facilitar aquisições de helicópteros e viabilizar o projeto industrial de produção do novo helicóptero.

Alguns dos nobres colegas devem se lembrar que no início deste ano aqui estive, justamente, para defender a instalação deste novo pólo industrial em Itajubá, onde já funciona a Helibras e, portanto, onde já existe toda uma infra-estrutura para o empreendimento.

Há pouco mais de um mês, aqui também anunciei a confirmação da construção do pólo aeronáutico que será implantado a partir da fábrica da Helibras em Itajubá, envolvendo fornecedores de peças e equipamentos instalados em outros estados brasileiros. A Eurocopter, empresa francesa controladora da Helibras, vai investir cerca de 350 milhões de euros na expansão da fábrica sul-mineira, para a implantação da linha de produção do helicóptero de grande porte.

Os entendimentos assinados entre Brasil e França incluem a transferência e desenvolvimento de tecnologias no Brasil, a ampliação da autonomia das Forças Armadas e o aumento da capacidade exportadora do país no setor aeronáutico. O governo brasileiro se comprometeu, por meio das Forças Armadas, a adquirir os novos helicópteros da Helibras.

Caros colegas, como já disse aqui, a Helibras é a única fabricante de helicópteros da América Latina e subsidiária brasileira do Grupo Eurocopter. Sua fábrica no Sul de Minas tem hoje 14 mil metros quadrados e é responsável pela montagem, venda e pós venda da linha Eurocopter no Brasil. Além deste grupo, a Helibras tem como acionistas a MGI Participações - pertencente ao Governo de Minas Gerais - e o Grupo Bueninvest.

Desde sua criação, a Helibras produziu e entregou ao mercado mais de 500 aeronaves. Hoje, da frota brasileira de 813 helicópteros em operação, 54% são modelos Helibras/Eurocopter. Essa qualidade também é comprovada em outros países sul-americanos, como Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Venezuela.

Também é importante ressaltar que o Grupo tem atuação nos mercados civil - com modelos executivos, aeromédicos, de transporte, táxi aéreo, segurança pública e defesa civil. Nesse segmento são 590 helicópteros em operação no Brasil, dos quais 300 são da Helibras. No mercado militar, a empresa detém 67% da participação, operando cerca de 150 das 223 aeronaves que compõem a frota nacional.

Outro fato importante é que a empresa fornece toda a orientação técnica aos operadores. No Centro de Treinamento, localizado também em Itajubá, são desenvolvidos mais de 60 programas de formação, com modernos recursos. A Helibras/Eurocopter forma mais de 600 profissionais em seus programas.

Srªs e Srs. Senadores, é importante que essa nova linha de fabricação se dê com a expansão do pólo mineiro da Helibras que, como eu disse, já deu inúmeras demonstrações de capacidade e excelência no desenvolvimento de projetos e fabricação de helicópteros.

O desenvolvimento do setor aeroespacial está em franca expansão no Brasil e no mundo. E agora vamos confirmar a região sul-mineira como um verdadeiro pólo aeronáutico.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2008 - Página 26844