Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para aspectos importantes da viagem que o Presidente Lula está empreendendo ao Sudeste Asiático.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Destaque para aspectos importantes da viagem que o Presidente Lula está empreendendo ao Sudeste Asiático.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2008 - Página 27002
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, VIAGEM, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONTINENTE, ASIA, AMPLIAÇÃO, INTEGRAÇÃO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, VIETNÃ, INDONESIA.
  • ELOGIO, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ENCONTRO, PAIS INDUSTRIALIZADO, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, RELEVANCIA, DEFESA, EXPANSÃO, PRODUÇÃO, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, ALIMENTOS, AMPLIAÇÃO, RESPEITO, DIRIGENTE, PAIS, PRIMEIRO MUNDO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO.
  • IMPORTANCIA, VISITA, GOVERNO BRASILEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, VIETNÃ, INDONESIA, PROPOSTA, TROCA, EXPERIENCIA, PROGRAMA, NATUREZA SOCIAL, RETOMADA, DIALOGO, ENTENDIMENTO.
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE, PRONUNCIAMENTO, CONFERENCIA, PARLAMENTO, UNIVERSIDADE, IMPORTANCIA, PROGRAMA, RENDA MINIMA.
  • EXPECTATIVA, VIAGEM, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE, AMPLIAÇÃO, RELACIONAMENTO, INTEGRAÇÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito brevemente, agradeço ao Senador Valter Pereira por sua atenção, uma vez que devo viajar daqui a pouco, em missão, para São Paulo.

Gostaria, Sr. Presidente, de ressaltar alguns aspectos muito importantes da viagem que o Presidente Lula está realizando no sudeste asiático. Primeiro ali, no Japão, na reunião do G8, juntamente com os presidentes dos países do G5, ele realizou manifestações de grande relevância e que têm ganho o respeito de diversos chefes de estado dos países mais desenvolvidos e também de países como o México, a África do Sul e outros que fazem parte do mundo em desenvolvimento, os países maiores. Mas ali - ainda há pouco o Senador Pedro Simon comigo dialogava - quando o Presidente Bush fez uma proposta de entendimento com o Brasil, o Presidente Lula, muito acertadamente, disse que um entendimento nesses aspectos tem que ser com o Mercosul inteiro, com os países da América do Sul, e não apenas o Brasil, o que foi muito positivo.

Ele também ressaltou como o Brasil deseja, ao mesmo tempo, contribuir para a expansão dos biocombustíveis e, por outro lado, para a expansão dos alimentos. O Presidente Lula tem ressaltado que o Brasil vai conseguir dar um exemplo muito significativo. Inclusive nesta fase de aumento dos preços dos alimentos no mundo, o Brasil tem uma grande contribuição a dar.

Ali, no Vietnã, o Presidente, juntamente com o Ministro Celso Amorim e a Ministra Dilma Rousseff, tiveram um encontro importante não só com o Presidente, mas também com o general Nguyen Giap, com 97 anos, que é um dos maiores ícones da história presente, em que ressaltou como o Vietnã conseguiu se libertar, primeiro, dos franceses e, depois, dos norte-americanos, conseguindo realizar a sua independência, e propôs um entendimento com o Vietnã, que, certamente, será muito frutífero porque, desde a sua libertação em relação aos franceses e aos Estados Unidos, após a união do Vietnã do Norte e do Vietnã do Sul, o Vietnã tem conseguido progredir a taxas contínuas de mais de 7% ao ano - e com um aspecto, Senador Valter Pereira, que é o de ter conseguido reduzir o nível de pobreza de 70% para abaixo de 20% da população.

O Presidente Lula, então, está propondo que os dois países interajam nas suas experiências e resultados de ações, como os dos programas sociais brasileiros, e também para aprendermos com o Vietnã.

O Presidente também vai à Indonésia. Até há pouco tempo, o Brasil, por ser muito simpático à causa da libertação e independência do Timor Leste, tinha certas dificuldades com o governo da Indonésia. Mas agora, com a independência do Timor Leste, as possibilidades de entendimento são muito propícias. Finalmente, Sua Excelência vai ao Timor Leste, e é sobre isso que eu gostaria tanto de me pronunciar.

Estive lá há duas semanas, a convite do presidente José Ramos Horta, que proporcionou-me uma visita de extraordinária valia, com o primeiro-ministro Xanana Gusmão, com as ministras das Finanças, da Solidariedade e com o ministro das Relações Exteriores. Fiz uma palestra no Parlamento, e mais da metade dos deputados estava lá: dos 65 deputados, 35 estavam presentes. Falei na universidade e posso lhe dizer que o presidente José Ramos Horta tem um extraordinário carinho pelo Brasil. Pude sentir isso. Ele foi ao aeroporto me esperar. Nunca um chefe de estado tinha ido ao aeroporto para receber um representante do Senado do Brasil, como eu, em mais de trinta viagens que já fiz. E, para que possa compreender porque quis tanto falar antes dessa viagem, aqui digo duas linhas do que o presidente Ramos Horta me escreveu no dia 27 último:

“Amigo estimado Senador, uma breve nota para lhe agradecer a sua muito amável e produtiva visita ao Timor Leste. Todos ficaram encantados e inspirados. Ontem o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão me disse que agora no nosso Parlamento Nacional toda a gente fala na renda básica! Um caloroso abraço, José Ramos Horta.”

Presidente, prêmio Nobel da Paz.

Então, eu quero aqui desejar ao Presidente Lula que ele tenha, no dia 12, um dia extraordinário para o desenvolvimento da amizade, dos nossos laços. Inclusive, o Presidente Lula fez questão de ir para expressar o contentamento dos brasileiros pela plena recuperação do presidente José Ramos Horta, depois do atentado que teve no dia 10 de fevereiro último.

Agradeço muito a sua atenção, Senador Valter Pereira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2008 - Página 27002