Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para o livro "Meia Volta ao Mundo - Imigração Japonesa para Goiás". Externa solidariedade ao Senador Heráclito Fortes.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Destaque para o livro "Meia Volta ao Mundo - Imigração Japonesa para Goiás". Externa solidariedade ao Senador Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2008 - Página 27015
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, IMIGRAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, CULTURA, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE GOIAS (GO).
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, LIVRO, HISTORIA, IMIGRAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, ESTADO DE GOIAS (GO), SAUDAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS (UFGO), UNIVERSIDADE CATOLICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSOCIAÇÕES, AUXILIO, CRIAÇÃO, OBRA INTELECTUAL, ESPECIFICAÇÃO, IMAGEM VISUAL, DEPOIMENTO, ARQUIVO, PESQUISA.
  • REGISTRO, HISTORIA, IMIGRAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, CRIAÇÃO, COLONIA, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, GOIANDIRA (GO), PIRES DO RIO (GO), CATALÃO (GO), ANAPOLIS (GO), NEROPOLIS (GO), GOIANIA (GO), GOIANAPOLIS (GO), INHUMAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).
  • ELOGIO, DESCENDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, EMPENHO, TRABALHO, PEQUENO PRODUTOR RURAL, MEDIO PRODUTOR RURAL, ESTADO DE GOIAS (GO).
  • SOLIDARIEDADE, HERACLITO FORTES, SENADOR, AUSENCIA, VERDADE, DENUNCIA, IMPRENSA, PARTICIPAÇÃO, CORRUPÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, CARATER PESSOAL.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao longo deste ano continuam a ocorrer justas comemorações pelo centenário do início da imigração japonesa para o Brasil.

O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira que, por isso mesmo, tem uma característica ricamente miscigenada.

Incorporamos, ao longo dos anos, características culturais dos quatro cantos do mundo.

Graças ao processo imigratório, temos um País de múltiplas cores e sabores. Somos um povo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.

Como representante de Goiás, não poderia deixar de colocar em evidência, dentro dos cem anos da imigração japonesa, especificamente, o processo imigratório para o nosso Estado. Foi lançado, no último dia 28 do mês de junho, na Associação Nipo-Brasileira de Goiás, o primeiro livro sobre a imigração japonesa para o nosso Estado, titulado Meia Volta ao Mundo - Imigração Japonesa para Goiás. O nome foi escolhido por votação da comunidade nipônica.

O livro foi coordenado, a convite da Associação Nipo-Brasileira de Goiás, pela Professora Doutora Cecília Noriko Ito Saito, do Centro de Estudos Orientais da Universidade Católica de São Paulo. Mas teve como base a dissertação do mestrado da Professora Fátima Alcídia, defendida no curso de História da Universidade Federal de Goiás.

Além disso, foram levados em consideração depoimentos, arquivos da própria Associação Nipo-Brasileira, imagens e artigos acadêmicos enviados por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Católica e da PUC-SP.

Atualmente, há mais de 1,5 milhão de japoneses no País, que se constituem na maior aglomeração de nipônicos fora do Japão.

No Centro-Oeste, existem cerca de 70 mil japoneses, ou 0,7% da população regional. Destes, 5 mil vivem em Goiás.

De cerca de 30 imigrantes, que chegaram ao Estado em 1929, somente a Associação Nipo-Brasileira de Goiás tem hoje 500 famílias cadastradas.

O livro, há pouco lançado, informa que Goiás, na época pouco povoado e com terras abundantes, exerceu o papel de pólo de atração para os imigrantes japoneses.

O ideal da posse da terra foi fator altamente motivador para a vinda dos imigrantes japoneses, assim como aconteceu com imigrantes de outras nacionalidades.

Senhoras e senhores, como sabemos que o processo migratório foi dirigido, originalmente e principalmente, ao Estado de São Paulo, o movimento migratório japonês para Goiás teve caráter altamente espontâneo, constituindo-se do deslocamento de famílias que, juntas, haviam experimentado os rigores impostos pelo trabalho nas lavouras de café em terras paulistas e mineiras.

As maiores colônias de imigrantes em Goiás ficaram nos Municípios de Goiandira, Pires do Rio, Catalão, Anápolis, Nerópolis, Goiânia, Goianápolis e Inhumas.

Uma das colônias de maior destaque, a de Anápolis, foi conseqüência da atuação da Companhia Japonesa de Colonização do Estado de Goiás. Essa Companhia, entre outras atribuições, visava formar colônias com japoneses, vender terras aos agricultores japoneses, fazer propaganda das terras goianas e da produção agrícola japonesa.

Uma vez instalados em Goiás, os imigrantes converteram-se em pequenos e médios proprietários, dedicando-se, principalmente, ao cultivo do café, seguido do plantio de outros produtos agrícolas, como testemunha a obra publicada.

Do trabalho agrícola, os japoneses em Goiás, como de resto em todo o Brasil, alargaram a sua contribuição para a área técnica em geral, para a engenharia, para medicina, para a odontologia, para a política, para o comércio, para o ensino universitário e para a indústria.

Os japoneses dão efetiva colaboração ao desenvolvimento do nosso Estado e sua participação contribui, decisivamente, com a vida econômica e cultural não só da capital, mas de todo o Estado.

Hoje, aos 79 anos de presença japonesa em Goiás, há uma inequívoca participação em todo o espectro de desenvolvimento do Estado.

Sr. Presidente, daqui desta tribuna, como uma das representantes do povo de Goiás e, conseqüentemente, também dos nipônicos e seus descendentes, cumprimento a todos na pessoa do senhor Junichiro Sado, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Goiás.

Como representante do povo goiano no Senado, agradeço a todos e peço que continuemos a desenhar o futuro do Estado coração do Brasil.

Portanto, Sr. Presidente, gostaria, neste momento, de cumprimentar a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Católica e todos que colaboraram com essa pesquisa. Quero aqui deixar os meus cumprimentos, mais uma vez, a toda a colônia japonesa.

Por fim, Sr. Presidente, gostaria também, neste momento, de hipotecar minha solidariedade ao Senador Heráclito Fortes, pois, quando da fala do Senador Mão Santa, eu não estava aqui neste plenário. Mas, como companheira do Senador Heráclito, conhecendo a lisura com que conduz sua vida pública, o nível de relacionamento que tem nesta Casa, a dedicação e aplicação que tem em todos os trabalhos de que participa, sinto-me, assim como todos nós, ofendida com as denúncias de que está sendo vítima nesses últimos tempos. Acredito que se devam muito mais pelo nível de relacionamento que ele dispõe com as pessoas do que por qualquer outra coisa mais séria.

Portanto, deixo aqui minha solidariedade ao companheiro, ao amigo, ao Senador Heráclito Fortes, dizendo que ele tem sido ousado e valente. Essas denúncias jamais irão abatê-lo porque ele será sempre o Senador combativo e corajoso que, sem dúvida nenhuma, conduz os trabalhos nesta Casa com tanta lisura.

Portanto, Sr. Presidente, os meus agradecimentos e os meus cumprimentos a todos os Senadores que participaram desse ato solidário ao Senador Heráclito Fortes.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2008 - Página 27015