Pronunciamento de Alvaro Dias em 30/06/2008
Fala da Presidência durante a 115ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Resposta às questões de ordem dos Senadores Papaléo Paes e Paulo Paim sobre a leitura das medidas provisórias.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- Resposta às questões de ordem dos Senadores Papaléo Paes e Paulo Paim sobre a leitura das medidas provisórias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/07/2008 - Página 24278
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, SENADOR, DECISÃO, AUSENCIA, PROVIDENCIA, LEITURA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), EXPECTATIVA, RETORNO, TITULAR, PRESIDENCIA, SENADO, ANUNCIO, REUNIÃO, LIDER, ANTERIORIDADE, ORDEM DO DIA, PROXIMIDADE, SESSÃO, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, GARANTIA, VOTAÇÃO, EMPRESTIMO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR.) - Muito obrigado, Senador Papaléo Paes.
Vou responder à questão de ordem de V. Exª e à do Senador Paulo Paim.
Se eu fosse titular da Presidência do Senado Federal, devolveria essas medidas provisórias ao Poder Executivo, porque elas não são relevantes nem urgentes. Como não sou titular, sou eventualmente Presidente, estou substituindo o Presidente Garibaldi, não determinarei o trancamento da pauta, até que o Presidente chegue à Casa, no dia de amanhã, e discuta com as Lideranças, já que teremos uma reunião de Líderes antes da Ordem do Dia.
Sei que o Senador Papaléo Paes cumpriu uma orientação da Liderança do PSDB, mas consideramos muito importante a ponderação do Senador Paulo Paim, porque é uma questão de governabilidade para o Rio Grande do Sul. Não é um empréstimo supérfluo. É um empréstimo que garantirá a governabilidade. E há três matérias que precedem a esse pedido de empréstimo, que estão na pauta e que obrigatoriamente terão de ser deliberadas antes da votação dessa operação de crédito a favor do Estado do Rio Grande do Sul.
Atendendo a esse apelo do Senador Paulo Paim, não tomaremos essa decisão, não vamos trancar a pauta e vamos aguardar a presença do Presidente Garibaldi Alves Filho e da reunião de Líderes, que ocorrerá amanhã antes... Certamente o Senador Papaléo Paes concorda com essa decisão.