Discurso durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Ratificação da manifestação em defesa do Governador Ivo Cassol, do Estado de Rondônia.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Ratificação da manifestação em defesa do Governador Ivo Cassol, do Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 16/07/2008 - Página 27582
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, COMPROMISSO, ORADOR, REPUDIO, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, GOVERNADOR, RESPEITO, APOIO, POPULAÇÃO, TRABALHO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, ESTADO DE RONDONIA (RO), RECONHECIMENTO, EFICACIA, GESTÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, APRESENTAÇÃO, DADOS, USINA, RODOVIA.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no início da minha fala, eu disse que não queria polemizar com ninguém e que respeito o posicionamento de todo o mundo. Respeito o posicionamento dos Senadores aqui nesta Casa. Todos têm o direito de externar seu pensamento, sua maneira de pensar, sua maneira de agir, e respeito isso. Mas, Sr. Presidente, assumi compromisso com os quatro cantos de Rondônia, não com o meu Governador, mas com o Governador do Estado de Rondônia, com o Governador do povo de Rondônia, com o Governador que foi eleito e reeleito pelo voto popular. Fiz o compromisso de que, todas as vezes em que alguém fizesse alguma crítica injusta ao Governador Ivo Cassol, eu iria me levantar e defender o Governador Ivo Cassol, porque, no mandato passado, aqui, os três Senadores eram contra o Governador Ivo Cassol; oito Deputados Federais eram contra o Governador Ivo Cassol; praticamente toda a Assembléia Legislativa era contra o Governador Ivo Cassol. E o Governador Ivo Cassol conseguiu, quase sozinho, com o apoio popular e com a graça divina, reeleger-se Governador do Estado de Rondônia.

            Temos de respeitar a liderança que o Governador impôs no Estado de Rondônia. Temos de respeitar a liderança de uma pessoa que está trabalhando para melhorar a qualidade de vida do povo do nosso Estado. Temos de reconhecer o quanto melhorou o Estado de Rondônia. Antigamente, eram só promessas, promessas, promessas! Isso acontecia até na questão das usinas, até na questão das usinas! Reconheço o trabalho do Presidente Lula e, principalmente, o da Ministra Dilma. Se não fosse o trabalho dela e se esperássemos o licenciamento do meio ambiente, jamais haveria a construção de usinas no Estado de Rondônia.

            Sr. Presidente, não é verdade quando fazem acusações e cometem injúrias contra o Governador Ivo Cassol. Estou aqui sentado e não vou deixar que isso passe em branco. Sou obrigado a fazer justiça ao povo do meu Estado.

            Hoje, estamos pavimentando o Estado de Rondônia. Inclusive, o Governador Ivo Cassol está fazendo a pavimentação, fazendo o dever de casa do Governo Federal, pois a BR-421 é de responsabilidade do Governo Federal. Eu disse da tribuna desta Casa, sobre a BR-429, que liga a Bolívia aos Municípios de São Francisco, de Costa Marques e de São Miguel, que liga os Municípios de Alvorada e de Seringueiras, que o Governo Federal, se não tem competência para fazer a pavimentação asfáltica dessa rodovia, dê-nos esse direito, passando-a ao Estado de Rondônia, para que o Governador Ivo Cassol possa entregar mais uma obra de qualidade à população do meu Estado.

            Então, sou obrigado a reconhecer aqui o trabalho do Governador Ivo Cassol.

            Sr. Presidente - já falei e torno a repetir -, não quero polemizar com ninguém, mas sou obrigado a fazer justiça com o povo do meu Estado, que reelegeu o Governador com quase 60% dos votos no primeiro turno.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/07/2008 - Página 27582