Discurso durante a 133ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à iniciativa do Senador Pedro Simon, que irá a Paris encontrar-se com a ex-Senadora Ingrid Betancourt, a fim de convidá-la para visitar o Senado Federal

Autor
Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.:
  • Saudação à iniciativa do Senador Pedro Simon, que irá a Paris encontrar-se com a ex-Senadora Ingrid Betancourt, a fim de convidá-la para visitar o Senado Federal
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2008 - Página 27851
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, FAMILIA, ORADOR.
  • APOIO, CONVITE, EX SENADOR, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, VITIMA, SEQUESTRO, GUERRILHA, VISITA, SENADO, RECEBIMENTO, HOMENAGEM.
  • JUSTIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, CONVITE, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, JORNALISTA, PROFESSOR, VISITA, SENADO, ANALISE, PROBLEMA, GUERRILHA, EFEITO, REGIÃO AMAZONICA.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado pelas palavras de apoio. Srªs e Srs. Senadores, nesta noite, recebo aqui a visita de três pessoas importantes na minha vida: minha esposa, Marta; meu filho, Jefferson; e minha filha, Lorena, que vieram conhecer um pouco mais esta Casa.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de tudo, gostaria de saudar a iniciativa do nosso ilustre e estimado colega Pedro Simon, que se avistará, em Paris, com a ex-Senadora Ingrid Betancourt. S. Exª vai transmitir-lhe convite da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional desta Casa, a fim de que ela visite o Senado e compartilhe conosco e com a opinião pública brasileira a narrativa de seu longo e doloroso cativeiro, sob o domínio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

            Sr. Presidente, no intuito de aproveitar o reavivamento do interesse público pela questão, em virtude da recente libertação de Ingrid, submeti à Comissão de Relações Exteriores requerimento, para que fossem convidados o Embaixador colombiano no Brasil, Sr. Tony Jozame Amar, o jornalista William Waack e o Professor Dr. Ricardo Vélez Rodríguez. O objetivo, Sr. Presidente, é o de ouvir suas análises e opiniões, para haja esclarecimentos de aspectos relevantes das dimensões estratégicas, organizacionais, políticas e socioeconômicas da guerrilha das Farc. Afinal, há muitos anos, o grupo exerce grande impacto na geopolítica da Amazônia sul-americana, região por que o Brasil e oito de nossos vizinhos assumiram uma histórica e inarredável responsabilidade no marco do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA).

            Sr. Presidente, em razão da porosidade das fronteiras que caracteriza aquela vasta porção do nosso continente, do entrelaçamento dos conflitos causados pela guerrilha, pelo tráfico de drogas e de armas naquele cenário e do permanente interesse nacional de integrar efetivamente a Amazônia, seu patrimônio natural e humano, ao espaço da soberania nacional, conto com o apoio dos nobres Pares ao meu requerimento.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ex-Governador da Província de Caldas e antigo Vice-Ministro da Habitação durante o primeiro mandato do Presidente Uribe, o Embaixador Tony Jozame Amar assumiu seu posto em Brasília no início deste ano.

            Com vasta experiência nas redações dos principais veículos da imprensa e da mídia eletrônica no País, Willian Waack apresenta diariamente o Jornal da Globo, na Rede Globo de Televisão, e semanalmente o Programa Globonews Painel, no canal noticioso de TV por assinatura Globonews. O jornalista tem dedicado sua carreira à democratização de informações e conhecimentos acerca da problemática internacional e do papel do Brasil no mundo.

            Colombiano de nascimento e brasileiro por opção, o filósofo, historiador das idéias, analista político e escritor Ricardo Vélez Rodríguez dirige o Instituto de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa, na Universidade Federal de Juiz de Fora e coordena o Portal Defesa, na Internet. É, sem dúvida, a maior autoridade brasileira em assuntos internos e externos do seu País natal. Em sua vasta obra, constituída de dezenas de livros e de centenas de artigos publicados no Brasil e no exterior, destacam-se ensaios e reportagens sobre o conflito entre a guerrilha das Farc e o governo colombiano.

            Estou convicto, Sr. Presidente, de que a presença desses três convidados muito contribuirá para o bom desempenho das responsabilidades fiscalizadoras e legislativas da Comissão de Relações Exteriores em uma área de absoluta relevância e prioridade para o interesse nacional brasileiro.

            Era o que eu tinha a comunicar, Sr. Presidente. Muito obrigado pela atenção de V. Exª e dos demais Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2008 - Página 27851