Pronunciamento de Jefferson Praia em 17/07/2008
Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Realização em São Luís/MA, de 25 a 29 de novembro próximo, da Amazontech 2008.
- Autor
- Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
- Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Realização em São Luís/MA, de 25 a 29 de novembro próximo, da Amazontech 2008.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/07/2008 - Página 27892
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), CONGRESSO BRASILEIRO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, Amazônia Legal, BUSCA, RACIONALIZAÇÃO, UTILIZAÇÃO, SUPERIORIDADE, QUALIDADE, QUANTIDADE, RECURSOS NATURAIS, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, FLORESTA AMAZONICA, MANUTENÇÃO, CLIMA, MUNDO, OBJETIVO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), REALIZAÇÃO, CONGRESSO, UTILIZAÇÃO, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, INCLUSÃO, NATUREZA SOCIAL, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, BUSCA, INTERESSE, MERCADO INTERNO, INVESTIMENTO, SETOR, MELHORIA, AGREGAÇÃO, VALOR, PRODUTO, EMPRESA NACIONAL, MICROEMPRESA.
- ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), CONGRESSO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), APRESENTAÇÃO, BENEFICIO, RESULTADO, PARCERIA, SETOR PUBLICO, MICROEMPRESA, ATUAÇÃO, INVESTIMENTO, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL.
- SAUDAÇÃO, ELOGIO, INICIATIVA, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), DEFESA, NECESSIDADE, ATENÇÃO, CONGRESSISTA, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO AMAZONICA, SOLUÇÃO, CURTO PRAZO, PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA.
O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Sebrae já iniciou a mobilização dos mais amplos e ativos segmentos da sociedade amazônica e brasileira para garantir o sucesso do Amazontech 2008.
Programada para os dias 25 a 29 de novembro próximo, no Centro de Convenções do Maranhão/Multicenter Sebrae, em São Luís, esse evento, que será a sexta edição de uma vitoriosa iniciativa, voltará a reunir inteligências, atores sociais e instituições em um ambiente voltado para o desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial da Amazônia Legal, região com 5,2 milhões de km2, área equivalente a 60% do território brasileiro e a 7% da superfície do globo, onde vivem 23 milhões de concidadãos nossos.
Sr. Presidente, a grande questão que a Amazônia coloca como desafio para a nossa geração é: como transformar seus imensos recursos em riqueza a ser eqüitativamente distribuída em uma perspectiva sustentável, isto é, que contemple o bem-estar econômico e social dos nossos filhos, netos, bisnetos e muito além.
Afinal, ela concentra quase 20% das reservas mundiais de água doce, renovadas, a cada ano, por 15 trilhões de metros cúbicos de chuvas, e abriga nada menos que 25% das espécies vegetais e animais até hoje catalogadas pela ciência. Essa mesma ciência comprova que o precário equilíbrio climático - e, portanto, a sobrevivência - do Planeta dependem da preservação da biodiversidade da floresta, pois suas árvores retêm carbono, que, de outro modo, seria lançado na atmosfera, agravando o sério desastre do aquecimento global.
A resposta reside na aplicação ampla, intensa e inteligente da ciência e da tecnologia à promoção da harmonia entre produção e meio ambiente, com foco, repito, no desenvolvimento humano das populações amazônicas.
Contribuir para a concretização desse ideal é o objetivo do Sebrae ao organizar a Amazontech 2008, em torno dos cinco “eixos temáticos”:
1) tecnologia para o manejo e o aproveitamento sustentáveis dos recursos naturais amazônicos;
2) bioindústria, bioenergia e seqüestro de carbono;
3) inclusão social;
4) tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios; e
5) alternativas tecnológicas para a sustentabilidade social, econômica e ambiental dos ecossistemas da região: floresta, mangues, campos naturais e água.
Tais eixos orientarão o conjunto de atividades do evento, a saber:
- Mostra: espaço de negócios destinado a exibir inovações, produtos e serviços da Amazônia que se constituam em soluções tecnológicas para o desenvolvimento econômico sustentável da região, assim como o seu potencial produtivo, de forma a despertar interesse econômico no mercado;
- Rodada de negócios com foco em soluções tecnológicas que gerem mercado para os negócios sustentáveis de alto valor agregado;
- Rodada de projetos, visando a aproximar empresas, associações, instituições tecnológicas, científicas e agentes financiadores públicos e privados e, assim, facilitar aos investidores a compreensão de cada projeto, o que viabilizará a captação de parcerias técnicas e financeiras;
- Paralelamente, conferências, palestras, workshops, cursos, visitas de campo, feira tecnológica de produtos vivos, além de uma variedade de fóruns com autoridades do mais alto nível dos países amazônicos e da Amazônia Legal brasileira (governantes, ministros e secretários de ciência e tecnologia, reitores universitários, entre outros), realizarão as propostas consubstanciadas nos eixos temáticos.
Portanto, todos esses participarão desse evento.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Estado do Amazonas se fará presente no Amazontech com suas pesquisas e seus produtos das micro e pequenas empresas, principalmente aquelas resultantes do extrativismo. Ao lado das representações dos demais Estados integrantes da Amazônia Legal, o Amazonas mostrará como a parceria entre o setor público, de um lado, e as pequenas e microempresas, de outro, podem criar um ambiente vantajoso aos investimentos nacionais e internacionais.
De parabéns está o Sebrae - na verdade, os Sebraes da Amazônia - pelo seu trabalho de articulação para promover o fomento científico, tecnológico e socioeconômico baseado numa nova postura em relação ao meio ambiente tendo por finalidade os seres humanos da Amazônia e de todo o Brasil.
Sr. Presidente, fiz essa rápida abordagem do Amazontech porque tenho destacado, nesta Casa, nossa preocupação com relação à questão amazônica dentro do contexto do curto prazo, ou seja, do que temos que fazer agora. Observando, portanto, esse contexto e as ações que deverão ser viabilizadas no curto prazo, acredito que o Amazontech, por ter começado sua primeira edição em 2001, lá no Acre, trouxe experiências de outros Estados e passou pelo Estado do Amazonas, onde pesquisadores mostraram seus produtos, onde empresários perceberam as novidades em relação aos avanços no campo da ciência e da tecnologia para o bom aproveitamento dos recursos naturais. Nos encontros, as instituições financeiras externaram suas linhas de financiamento para que os empresários de micro e pequeno porte possam participar da nossa economia aproveitando bem os recursos naturais da Amazônia.
Esse encontro, que já vai para a sexta edição, tem uma grande relevância, pois, certamente, nós teremos, lá no Maranhão, uma mostra das novidades em relação aos avanços que temos no campo da ciência e da tecnologia para uma região que precisa tanto de investimentos nessa área, para uma região que precisa perceber as riquezas que existem, antes que seja tarde demais.
Sr. Presidente, muito obrigado pela atenção.