Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento, pelas Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), do Prêmio Procel.

Autor
Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro do recebimento, pelas Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), do Prêmio Procel.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2008 - Página 24901
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DE RONDONIA S/A (CERON), RECEBIMENTO, PREMIO, PROGRAMA NACIONAL, CONSERVAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, EFICIENCIA, ILUMINAÇÃO PUBLICA, SOLENIDADE, SEMINARIO, AMBITO INTERNACIONAL, PROMOÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL (IBAM), ELOGIO, ORADOR, TRABALHO, EMPRESA PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, CUJUBIM (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), APRESENTAÇÃO, DADOS, REGISTRO, VOTO, APOIO, POSSE, DIRETORIA.

A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita satisfação que venho à tribuna nesta tarde para informar que as Centrais Elétricas de Rondônia, Ceron, empresa concessionária de energia elétrica em meu Estado, Rondônia, recebeu na terça-feira passada, dia 24 de junho, o mérito de participação no Prêmio Procel, que é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, no âmbito do subprograma Procel Reluz (Eficiência Energética na Iluminação Pública).

A homenagem, Sr. Presidente, e o reconhecimento à atuação da Ceron ocorreu durante a realização, aqui em Brasília, do III Seminário Internacional sobre Federalismo e Desenvolvimento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Ibam.

Eu quero dizer, Srs. Senadores, que a Ceron realiza trabalho exemplar em Rondônia. Trabalho iniciado pela gestão presidida pelo Sr. Eurípedes Miranda, em 2003, e que continuou na gestão de Paulo Roberto, técnico da Eletrobrás, que contou com a cooperação de Inácio Azevedo na Direção Técnica e de Maurício Vaz na Diretoria Administrativa.

Empresa de caráter público, a Ceron tem apresentado bons indicadores de desempenho gerencial, e isso a credenciou a conquistar outros prêmios, conforme relatarei adiante.

A homenagem da semana passada se deu em função da sua competência como agente intermediador e fiscalizador do processo de financiamento do Programa Nacional de Iluminação Pública, o Reluz, na área do Município de Cujubim, administrado pelo Prefeito João Becker, sempre interessado nos melhores programas e projetos de inclusão social ofertados pelo Governo Federal.

Quero dizer, Sr. Presidente, que estive em Cujubim há cerca de 15 dias e pude testemunhar as mudanças ocorridas naquele Município e aqui quero parabenizar o prefeito João Becker e toda a Câmara de Vereadores, que têm feito um esforço muito grande para melhorar as condições de vida da população naquela localidade. 

Nós nos orgulhamos, Sr. Presidente, do fato de que em toda a região Norte somente Cujubim e o Município de Santarém, no Pará, receberam, na mesma ocasião, o prêmio de qualidade na execução dos projetos de eficientização e ampliação de iluminação pública financiados pelo Reluz. No caso das Centrais Elétricas de Rondônia, empresa federalizada até o mês passado, foram investidos R$330 mil apenas, destes, R$284 mil foram financiados. 

Testemunharam a premiação à Ceron e a Cujubim o nosso Vice-Presidente da República, Dr. José Alencar; o Ministro das Cidades, Márcio Fortes; o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e diversas lideranças políticas nacionais, que compareceram ao seminário promovido pelo Ibam.

Essa premiação, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, muito representa para o Estado de Rondônia. Em primeiro lugar, porque a Ceron, parceira e intermediadora do financiamento do Reluz junto à Eletrobrás, passou recentemente por uma reestruturação na gestão e direção, com o argumento centrado numa suposta ineficiência.

Vejam que ironia! Justamente no momento de transição, já iniciada, recebeu três prêmios, o que mostra para a sociedade, tanto rondoniense quanto brasileira, a competência do corpo técnico daquela empresa, qualidade esta já reconhecida por todos nós da Bancada federal de Rondônia.

No dia 11 de junho, a Ceron foi considerada a melhor empresa distribuidora de energia da Região Norte na avaliação dos consumidores. Em pesquisa realizada, ela obteve o maior índice de satisfação (66,37%), ficando em segundo lugar no índice de crescimento anual (62,23%), concorrendo, Sr. Presidente, com 62 concessionárias de todo o Brasil.

A empresa superou seus próprios indicadores, dois indicadores de relevância, esses que a fizeram ganhar e merecer esses prêmios e que dizem respeito diretamente ao desempenho gerencial da empresa.

Essa pesquisa foi realizada utilizando o método de amostragem, levando em conta os seguintes requisitos: qualidade percebida, confiança, fidelidade e valor, que, juntos, formam o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, aferido há algum tempo pela agência reguladora de energia.

Em segundo lugar, a premiação atual, feita a Cujubim, também se destaca. Primeiro, porque foi conquistada por um município de pequeno porte, que tem cerca de 13 mil habitantes. Segundo, porque sua administração passou os dois primeiros anos de gestão destinando a maioria dos poucos recursos ao pagamento de dívidas deixadas por gestões passadas, somente capaz de fazer contrapartida a investimentos a partir daí, portanto, há cerca de um ano e meio.

O Reluz é um exemplo da superação dos problemas, pois em Cujubim foi executado de forma eficiente e zelosa.

Por fim, Sr. Presidente, eu gostaria de registrar votos de sucesso à nova gestão da empresa que tomou posse no último dia 19 de junho. Que ela consiga, efetivamente, superar os problemas não apenas da Ceron, mas também da Ceal, em Alagoas; da Eletroacre, no Acre; da Ceam, no Amazonas; da Cepisa, no Piauí. E que consiga fazer essas transformações mantendo a Ceron uma empresa lucrativa, como desejam todos os acionistas da Eletrobrás, e colocando a Ceron novamente no patamar de empresa-referência para a Região Norte e para o Brasil, pela qualidade dos serviços prestados à população do Estado de Rondônia.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2008 - Página 24901