Pronunciamento de Arthur Virgílio em 02/07/2008
Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento do Ministro Adhemar Ghisi.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento do Ministro Adhemar Ghisi.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/07/2008 - Página 24913
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, EX-DEPUTADO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu soube que aqui já homenagearam o Deputado e Ministro Adhemar Ghisi, mas faço questão de também acrescentar o meu requerimento de voto de pesar por se tratar de um grande amigo, de uma figura íntegra, que honrou a Câmara dos Deputados e honrou o Tribunal de Contas da União.
Como Deputado, foi meu adversário. E tem uma peculiaridade: época de radicalização de posições - não entre tese e tese, mas entre ditadura e liberdade - ele, que sempre foi um democrata, servia, por essas injunções de destino, ao Partido que dava sustentação ao regime autoritário. E eu e ele tivemos embates muito duros. Houve um momento em que chegamos a parar de nos cumprimentar.
Muito bem. O Ghisi, que eu sempre respeitei, se despede para ir para o Tribunal de Contas da União. Eu vou para o microfone de apartes e ressalto o que eu via de méritos nele. Ele agradece de maneira comovida, nos abraçamos comovidos e, ao fim e ao cabo, eu consagrei naquele adversário tão ferrenho um grande amigo. O Brasil perdeu, portanto, um brasileiro dos melhores.
Aqui vai o meu requerimento de voto de pesar e a minha manifestação pública de apreço à toda sua família, que também é minha amiga, e a todos os seus correligionários, aos seus admiradores em Santa Catarina e aos funcionários e Ministros do Tribunal de Contas da União, porque se trata, de fato, de uma grande perda para todos nós.
Muito obrigado, Sr. Presidente.