Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará e às jornalistas Carmem Silva e Lúcia Leão.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Apresentação de requerimento de voto de solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará e às jornalistas Carmem Silva e Lúcia Leão.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2008 - Página 28950
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO, SOLIDARIEDADE, PRESIDENTE, SINDICATO, JORNALISMO, ESTADO DO PARA (PA), RESPONSAVEL, EDITORIAL, TELEJORNAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), REPUDIO, CONDUTA, SEM-TERRA, INVASÃO, CONGRESSO ESTADUAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, PROTESTO, ATUAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, IMPEDIMENTO, CONCLUSÃO, JORNALISTA.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, peço pela ordem para solicitar a V. Exª que acolha à Mesa um requerimento de minha autoria em solidariedade à Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, jornalista Carmem Silva; e à jornalista Lúcia Leão, Editora Chefe do Jornal Hoje, da Rede Globo.

            No último final de semana, no meu Estado, na minha cidade de Belém, ocorreu o VI Congresso Estadual de Jornalistas. E, lamentavelmente, durante a plenária de sábado, quando a jornalista paraense Lúcia Leão ia fazer sua exposição, o auditório foi invadido por uma horda de desordeiros do MST e da Via Campesina que impediram o pronunciamento, a explanação da jornalista com palavras de ordem contra a imprensa, contra a mídia e especialmente contra a Rede Globo.

            Não sabiam eles que a jornalista Lúcia Leão, apesar de Editora Chefe do Jornal Hoje, da Rede Globo, não estava naquele evento como representante da Rede Globo e sim como uma jornalista competente e eficiente, uma jornalista paraense, e que, lamentavelmente, não pôde fazer seu pronunciamento.

            Portanto, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, estou apresentando requerimento de voto de solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará pela agressão e pelos tumultos ocorridos durante o VI Congresso Estadual de Jornalistas em Belém, Pará, no dia 2 de agosto, sábado passado, promovido por integrantes do Movimento Sem-Terra e Via Campesina. Requeiro, ainda, que esse voto seja comunicado à Presidente do Sindicato, jornalista Carmem Silva, e à jornalista Lúcia Leão, que, como disse, é Editora Chefe do Jornal Hoje da Rede Globo.

            Sr. Presidente, era essa a minha solicitação, a fim de que o requerimento seja acolhido e que seja expedido o voto de solidariedade do Senado Federal ao Sindicato, em nome da sua Presidente e da jornalista Lúcia Leão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2008 - Página 28950