Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoia a proposta do Senador Arthur Virgílio para que seja convocada uma reunião de líderes com o representante do governo, responsável pela liberação dos recursos orçamentários originados nas emendas dos congressistas.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO.:
  • Apoia a proposta do Senador Arthur Virgílio para que seja convocada uma reunião de líderes com o representante do governo, responsável pela liberação dos recursos orçamentários originados nas emendas dos congressistas.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2008 - Página 24918
Assunto
Outros > ORÇAMENTO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, PRESIDENTE, SENADO, PROPOSTA, REUNIÃO, LIDER, REPRESENTANTE, EXECUTIVO, COBRANÇA, JUSTIÇA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, ORIGEM, EMENDA, CONGRESSISTA, COMBATE, DESRESPEITO, LEGISLATIVO, REGISTRO, IGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO, ORADOR.

            O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu queria, igualmente, solidarizar-me com o Senador Alvaro Dias e pedir a V. Exª e ao Senador Arthur Virgílio, também, que encampa a luta pela moralização do empenho e da liberação de emendas parlamentares, que apreciem - Senador Arthur Virgílio, por gentileza, seu colega Geraldo Mesquita aqui do lado -, que tomem conhecimento, também, de que, com relação às emendas de que faço indicação, o problema que ocorre com o Senador Alvaro Dias está ocorrendo da mesma forma com este seu colega Parlamentar.

            Eu gostaria que, na reunião que V. Exª convoca, fosse apreciada essa questão, como uma questão praticamente geral, que acontece com vários Parlamentares, acontece com o Senador Alvaro Dias. O mesmo acontece comigo, Senador Garibaldi e há suspeita, inclusive, com relação às emendas que apresentei, Senador Alvaro Dias, muito mais graves do que isto: de desvio de finalidade.

            Minha assessoria está apurando o caso e se eu tiver certeza de que isso aconteceu, vou trazer ao conhecimento desta Casa: desvio de finalidade sem o meu conhecimento e sem o meu consentimento. Além do que, esse fato apontado pelo Senador Alvaro Dias atinge-me por completo. O percentual de empenho das minhas emendas talvez seja menor do que o que o Senador Alvaro Dias aponta.

            Senador Presidente Garibaldi, V. Exª tanto se empenha para a condução e moralização dos trabalhos nesta Casa, eu gostaria que V. Exª se empenhasse, mais uma vez, em colocar esse assunto em pauta nessa reunião proposta pelo Senador Arthur Virgílio. Isso que acontece é uma vergonha, é uma discriminação odienta, como disse o Senador Alvaro Dias, um tratamento desrespeitoso com Parlamentares que não podem ter emendas de sua autoria colocadas à parte ou discriminadas por serem Parlamentares que atuam com independência, fazendo críticas honestas e sinceras a este Governo que tanto erra, na forma e no conteúdo.

            Peço a V. Exª atenção para esse item, porque é uma questão crucial, é uma questão que pode colocar, mais uma vez, o Congresso Nacional na linha de desmoralização, tentada insistentemente por este Governo.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2008 - Página 24918