Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anuncia a instalação da Comissão de implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará, que poderá beneficiar o desenvolvimento desta região.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Anuncia a instalação da Comissão de implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará, que poderá beneficiar o desenvolvimento desta região.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2008 - Página 25463
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ANUNCIO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO, IMPLANTAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, REGIÃO OESTE, ESTADO DO PARA (PA).
  • COMENTARIO, IMPLANTAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, AUMENTO, DESTINAÇÃO, RECURSOS, GOVERNO FEDERAL, REGIÃO OESTE, ESTADO DO PARA (PA), GARANTIA, INVESTIMENTO, PESQUISA, TECNOLOGIA, REGIÃO AMAZONICA, EXPECTATIVA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PREVISÃO, DISTRIBUIÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, MUNICIPIOS.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com imensa satisfação que registro, nesta oportunidade, a efetivação da solenidade para instalação, amanhã, dia 4 de julho, da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará, instituída pela Portaria do Ministério da Educação nº 410.

            A implantação da referida universidade aumentará os investimentos federais na região, refletindo o seu desenvolvimento social, econômico e cultural, assegurando, inclusive, os mais diversos investimentos em pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias voltadas diretamente para a região amazônica, atendendo diretamente os Municípios de Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu, e, com orçamento próprio, a Universidade Federal do Oeste do Pará facilitará a implantação de novas unidades descentralizadas e quem sabe, num futuro próximo, possamos ter uma unidade em cada Município.

            Diante da importância do tema e da minha satisfação pessoal por ver esse empreendimento, que era um sonho do Oeste do Pará de muitos e muitos anos, virar realidade, é que eu peço que seja inserido nos Anais desta Casa o meu pronunciamento.

            Agradeço ao Senador Expedito Júnior a paciência que teve, por estar na tribuna aguardando, para que eu pudesse expressar a minha satisfação por ter a Universidade do Oeste começando a virar realidade.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2008 - Página 25463