Discurso durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de maior atenção do Presidente Lula aos aposentados e pensionistas do País. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Solicitação de maior atenção do Presidente Lula aos aposentados e pensionistas do País. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2008 - Página 29266
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONCLAMAÇÃO, TRABALHADOR, LOBBY, EMPRESARIO, NEGOCIAÇÃO, MELHORIA, SALARIO, APROVEITAMENTO, ESTABILIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO, CONTRADIÇÃO, OMISSÃO, SITUAÇÃO, APOSENTADO, PENSIONISTA, ESPECIFICAÇÃO, CONTINUAÇÃO, CRESCIMENTO, RECEITA TRIBUTARIA, BRASIL, SENADOR, COBRANÇA, DECISÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senador Mão Santa, o Presidente Lula falou à nação brasileira, na cerimônia de posse da nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, realizada neste sábado, ao discursar para centenas de sindicalistas, revivendo outros tempos de sua história política.

Durante a oratória, Senador, o Presidente ressaltou o momento de crescimento econômico do País como a oportunidade de se reivindicar melhores salários.

Nós estamos [dizia o Presidente] fazendo a economia crescer há quatro anos seguidos. O emprego cresce como jamais cresceu neste País! O salário cresce. Este é o momento de vocês conquistarem salários melhores.

         Concordo com o Presidente, com a fala do Presidente, Senador Paim. Concordo em que o Presidente deva estimular os trabalhadores deste País a ganharem melhores salários. Eu só não entendo uma coisa no Presidente da República, Senador Paim! Eu não consigo entender! Passo horas meditando, principalmente quando ouço um pronunciamento como esse feito pelo Presidente. Fico a meditar por que razão, brasileiros e brasileiras, o Presidente da República não olha para os aposentados e aposentadas e pensionistas deste País?

Ele diz que o crescimento do Brasil é evidente. Ele diz que a economia deste País cresce a quatro anos seguidos, como nunca na sua história. É notório também que a arrecadação deste País cresceu, mesmo com a derrubada da CPMF. Estão aqui os números. Eu gostaria que a TV Senado pudesse aproximar para mostrar à Nação. Isto é de hoje, tirado hoje. O País arrecadou até hoje de impostos gerais R$610 bilhões, o que significa que este País, até dezembro, vai passar da casa de R$1 trilhão arrecadados. Historicamente, nunca se arrecadou tanto neste País; historicamente, nunca o Brasil esteve tão bem na sua economia. E por que os aposentados continuam sofrendo neste País?

Senador Paim, hoje, eu iria abordar assunto relativo à Santa Casa de Misericórdia do meu Estado, onde bebês foram congelados em freezers, o que foi mostrado, ontem, pela TV Globo. Mas vou deixar para abordá-lo amanhã. E quero dizer a V. Exªs, que estão sentados lado a lado, Senadores Paim e Mão Santa: paciência tem limite! Não temos mais paciência para aturar o que está sendo feito com os aposentados e pensionistas deste País!

O Presidente vai a público motivar os trabalhadores brasileiros a pedirem melhores salários e se esquece daqueles que prestaram serviço à Nação. Será que os mais de dez milhões de brasileiros e brasileiras que prestaram serviço a esta Nação não conseguem estar no pensamento do Presidente da República? Senador Paim, a paciência acabou. Não devemos mais, aqui, preencher esta tribuna e as nossas horas colocando mais este...

(Interrupção do som.)

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - ...assunto na pauta deste Senado. Temos, agora, Senadores Mão Santa e Paim - que estão juntos conversando sobre este assunto, tenho certeza - de tomar decisões práticas; temos de nos reunir com aquele grupo de Senadores que escreveram dizendo que estão do lado dos aposentados brasileiros para o que der e vier. Eles disseram, em documento, que vão lutar a favor dos aposentados deste País custe o que custar. Temos agora, a partir desta semana, de colocar em prática tudo aquilo de que falamos nesta tribuna. Vamos nos reunir na Comissão de Direito Humanos, presidida por V. Exª, Senador Paim, vamos chamar todos esses Senadores que assinaram a lista em apoio aos aposentados, vamos tomar uma decisão, vamos caminhar até à Câmara, vamos caminhar até o Palácio do Governo e exigir uma decisão de pronto, porque o País, a economia deste País suporta. A economia deste País, como disse o próprio Presidente, suporta, e eu não sei por que este País é duro. Eu não sei por que este País faz de cada aposentado um miserável; eu não sei por que este País faz de cada um aposentado e uma aposentado um cidadão miserável, sofredor! Dói na alma, dói na carne, dói no coração, Senador! Estou disposto, Senador, estou disposto a qualquer atitude prática.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Já vou terminar, Presidente. Já vou terminar.

V. Exª e o Senador Mão Santa, agora, conversavam comigo, estão dispostos também. Vamos agora, a partir de amanhã, a partir de terça-feira melhor dizendo, como já combinamos com V. Exª, tomar as nossas decisões, decisões duras, práticas que possam realmente resolver a situação dos aposentados deste País.

Chega, Senador! Chega! A minha paciência, tenho certeza a sua e de todos aqueles Senadores que assinaram aquele documento acabou, teve um fim. Nós não podemos mais aturar isto. Aqueles Senadores, tenho certeza, juntos, são mais de dezesseis. Está aberta a lista para as assinaturas. Com certeza, vamos mostrar ao Presidente da Câmara e ao Presidente da República que os aposentados deste País merecem todo o nosso respeito.

Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2008 - Página 29266