Discurso durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do soberano Grão-Mestre da Maçonaria, Jair Assis Ribeiro, falecido no último dia primeiro.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do soberano Grão-Mestre da Maçonaria, Jair Assis Ribeiro, falecido no último dia primeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2008 - Página 29300
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PARTICIPANTE, MAÇONARIA, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminhei à Mesa requerimento, nos termos do art. 218 e 221 do Regimento Interno, solicitando um voto de pesar.

O voto de pesar ora pleiteado justifica-se pelos relevantes serviços prestados à Maçonaria e ao Brasil pelo soberano Grão-Mestre Jair de Assis Ribeiro, falecido no dia 1º, um goiano de coração e de nascimento, cujas qualificações podem ser melhor representadas pelo artigo do Sr. Jafé Torres e Lucas Francisco Galdenado, respectivamente Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Distrito Federal.

Jair de Assis Ribeiro nasceu em Estrela do Sul, Minas Gerais, a 21 de dezembro de 1926. Iniciado na Loja União Araguarina, de Araguari, no Triângulo Mineiro, a 30 de maio de 1949, radicou-se, posteriormente, em Goiânia, onde se tornaria membro da Loja Liberdade e União, fundada a 23 de junho de 1937, exercendo diversos cargos e chegando a Veneralato em 1965.

Foi Presidente da Fundação de Assistência a Menores Aprendizes (Fama), obra social máxima da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Liberdade e União (ARLS); juiz do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônica do Grande Oriente de Goiás, Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre Estadual de Goiás.

Quando Grão-Mestre Adjunto, no exercício do Grão-Mestrado, por impedimento temporário do Grão-Mestre Rubens Carneiro dos Santos, Jair Assis Ribeiro lançou a pedra fundamental da futura sede do Grande Oriente do Goiás, a qual seria por ele inaugurada quando Grão-Mestre efetivo. Foi o sexto Grão-Mestre Estadual da Obediência, criada em 1959.

No âmbito Federal, foi membro do Conselho Federal da Ordem e Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de 1983 a 1988, tendo sido reeleito para um novo qüinqüênio (1988 a 1993). Foi o 34º Grão-Mestre Geral da nossa Obediência.

Mais que um Maçom, o Soberano Irmão Jair Assis Ribeiro era um Obreiro que nos enchia de orgulho com o seu compromisso com a Maçonaria e com o Grande Oriente do Brasil, em particular.

A Maçonaria brasileira perdeu um dos seus maiores grão-mestres de todos os tempos.

Coube-lhe, na história do Grande Oriente do Brasil, a glória de ter construído o imponente Palácio Maçônico de Brasília, um cartão postal da capital do Brasil.

Perdemos um Grande Irmão e Amigo, mas guardamos os seus ideais e ensinamentos. Com o nosso Soberano Jair, a nossa saudade e que o Grande Arquiteto do Universo o ilumine e guarde no Oriente Eterno.

Quero, portanto, nesse requerimento, solicitar que seja inserido em ata um voto de pesar pelo falecimento e, ao mesmo tempo, a apresentação de condolências à sua família, na cidade de Goiânia, em Goiás.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2008 - Página 29300