Discurso durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso aos atletas paraenses e dos demais estados brasileiros que participarão das Olimpíadas, em Pequim.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • Voto de aplauso aos atletas paraenses e dos demais estados brasileiros que participarão das Olimpíadas, em Pequim.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2008 - Página 29302
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • ELOGIO, ATLETAS, ESTADO DO PARA (PA), BRASIL, PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, VOTO, VITORIA.
  • COMENTARIO, FALTA, VERBA, IMPEDIMENTO, VIAGEM, ATLETA PROFISSIONAL, ESTADO DO PARA (PA), AUSENCIA, POLITICA, INCENTIVO, ESPORTE.
  • ELOGIO, SUPERIORIDADE, PARTICIPAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), PROXIMIDADE, OLIMPIADAS, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Garibaldi Alves, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, hoje, venho à tribuna para falar de um assunto que enche o meu Pará de orgulho e transmitir, aqui, pelo Senado Federal, meus mais sinceros votos de boa sorte e sucesso aos atletas paraenses e brasileiros, a todos os atletas que integram a delegação brasileira nas Olimpíadas de Pequim.

Hoje, tivemos a oportunidade de ver, Senador Eduardo Azeredo, o jogo inicial de futebol feminino entre o Brasil e a Alemanha, abrindo as Olimpíadas, não oficialmente, porque a abertura oficial será no próximo dia 8.

O Brasil não passou de um empate, mas já é uma demonstração de que vamos chegar, com certeza absoluta, a alcançar grandes vitórias nessas Olimpíadas que vão acontecer agora.

Mas quero dizer que, nas ruas, o povo paraense aguardava por essa festa do esporte e o Pará estará representado por quatro atletas nas Olimpíadas de Pequim: Myke Carvalho, do boxe, Luana Faro, da ginástica rítmica desportiva, Larissa, do vôlei de praia, que faz dupla com Juliana, e Miraídes Maciel, a nossa Formiga, da já vitoriosa seleção feminina de futebol.

Luana Faro tem apenas 18 anos, Senador Demóstenes Torres, e é campeã brasileira da Copa Juventude e possui vários títulos. Ela integra a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica Desportiva. É a primeira ginasta paraense a disputar uma Olimpíada.

Já Myke Carvalho vai para sua segunda Olimpíada. É bicampeão brasileiro e foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos. Passou dificuldades, mas venceu e hoje integra a Seleção Brasileira de Boxe e é orgulho da nova geração do boxe paraense.

Larissa França é campeã, juntamente com Juliana, do circuito mundial de 2007 e ouro nos Jogos Pan-Americanos e possui uma extensa lista de títulos e medalhas. Ela nasceu em Cachoeira de Itapemirim, no Espírito Santo, mas viveu sua infância em Paragominas e sempre que pode elogia Belém e é considerada paraense por nós porque cresceu no Estado do Pará.

Já Formiga nasceu em Salvador, Senador César Borges, mas, a convite de equipes de futsal, foi para Belém. Depois, pulou para o futebol de campo e vestiu a camisa do Tiradentes, que é um time também do Pará, adotando nossa capital como sua terra.

Eu digo que serão quatro atletas paraenses nas Olimpíadas de Pequim, mas, na realidade, dois atletas nasceram no Pará, que são o Mike Carvalho e a Luana Faro, e dois outros, a Formiga e a Larissa, são paraenses por adoção e assim são consideradas por nós.

Desejo a eles todo o sucesso e que aproveitem essa experiência de disputar uma olimpíada, uma oportunidade que, infelizmente, é para poucos brasileiros, apesar de a nossa delegação ser a maior da nossa história, com 277 atletas. O Pará conta com apenas, como eu disse, quatro atletas. Fica o alerta de que se deve pensar mais em políticas voltadas para o esporte como um fator fundamental de inclusão social.

Infelizmente, uma outra atleta paraense, Josiane Lima, que foi classificada como reserva para ir a Pequim, na categoria Taekwondo , ficou de fora por falta de verba.

Ainda assim, solidarizo-me com a garra com que a atleta lutou para conseguir o índice e ficou de fora por falta de verba. Isso reflete a ausência de uma política adequada voltada ao esporte.

O atleta é disciplinado, aprende a ter determinação, juízo busca pela excelência e sempre superar seus limites. São exemplos de pessoas.

Que esses quatro atletas paraenses inspirem crianças e jovens do nosso Pará e que, principalmente, inspirem o Governo a fomentar melhores políticas de incentivo ao esporte. Repasso, portanto, meus cumprimentos e a torcida de todos os paraenses para os nossos atletas. Essa torcida, aliás, Senador Garibaldi Alves, estará junto com os atletas paraolímpicos, Senador Osmar Dias.

A delegação paraense conta com doze atletas que vão disputar as Paraolímpiadas. O Comitê Paraolímpico Brasileiro deverá contar com a maior participação da história, com 187 atletas.

O destaque do Pará, sem dúvida, está com a seleção feminina de basquete em cadeiras de rodas. A equipe brasileira possui doze atletas, sendo que nove são paraenses. Esse excelente desempenho é fruto do trabalho brilhante de um lutador, o treinador Wilson Caju, do All Star Rodas, que também treina a seleção brasileira.

Quero registrar os meus parabéns às nove paraenses: Andréia Farias, Jucilene Morais Paixão, a Batatinha, Cleonete Santos, Naildes Mafra, Lia Martins, Vileide Almeida, Helena Ferrão, Débora Guimarães e Ozineide Pantoja. Elas, juntamente com Wilson Caju e o mecânico Lenílson de Medeiros, que cuida das cadeiras de rodas, são orgulho do Pará pelo exemplo de garra, determinação e vitória.

O Comitê Paraolímpico Brasileiro registra ainda a presença de outros três paraenses na delegação brasileira, na categoria Atletismo: Alan Fonteles Cardoso de Oliveira, Christiano Parente Farias e Ozivan dos Santos Bonfim.

Todos superaram as dificuldades e estão realizando um sonho. Alan chegou a ser personagem de matéria nacional, pela sua garra: é o mais jovem da delegação brasileira de atletismo, com apenas 15 anos de idade.

A todos esses paraenses eu requeri, Senador Garibaldi Alves Filho, voto de aplauso justo e merecido do Senado Federal. Peço a V. Exª que receba e acolha o requerimento para transmitir os votos de aplausos a todos esses atletas paraenses...

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Faço um apelo a V. Exª.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - ... e, em nome deles, a todos os atletas brasileiros.

Vamos ver, todos os dias, exemplos de superação de limites, de garra e determinação, que, certamente, esses atletas brasileiros vão demonstrar nos jogos olímpicos e nos jogos paraolímpicos em Pequim.

Que esses exemplos, repito, sirvam de lição para que o Governo dê mais atenção ao esporte, que, com certeza, é uma importante ferramenta de educação e inclusão social.

Vamos todos, Senador Garibaldi Alves Filho, torcer para o Brasil nas Olimpíadas que começam agora, no dia 8 e nas Paraolimpíadas de Pequim, que serão em setembro.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2008 - Página 29302