Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa de pronunciamento a respeito de reportagem publicada no jornal O Liberal, edição de hoje, sob o título "Quarta-Feira de Mortes".

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Encaminhamento à Mesa de pronunciamento a respeito de reportagem publicada no jornal O Liberal, edição de hoje, sob o título "Quarta-Feira de Mortes".
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2008 - Página 29569
Assunto
Outros > ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O LIBERAL, REGISTRO, QUANTIDADE, HOMICIDIO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), FRUSTRAÇÃO, ORADOR, OMISSÃO, AUSENCIA, CONTROLE, GOVERNO ESTADUAL, NECESSIDADE, MELHORIA, SEGURANÇA, SAUDE PUBLICA.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamentavelmente, o Estado do Pará foi palco, nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, de cenas de violência. Desta feita, os jornais locais deram conta de que, em menos de vinte e quatro horas - repito, Sr. Presidente: em menos de vinte e quatro horas -, sete assassinatos foram registrados na Região Metropolitana de Belém.

            A Sociedade não mais suporta tanta insegurança e clama por medidas que possam, no mínimo, atenuar, com urgência, o momento de ingovernabilidade vivido pelo meu querido Estado do Pará.

            Não podemos silenciar diante de tanta omissão e descontrole da máquina pública paraense. Precisamos, com urgência, chamar a atenção do País para os graves problemas nas áreas de segurança e saúde pública que afligem o povo paraense, que não sabe mais a quem recorrer.

            Sr. Presidente, ante a importância do tema, solicito a V. Exª que seja considerado como lido nosso discurso e inserida nos Anais da Casa a reportagem publicada no jornal O Liberal, edição de hoje, sob o título Quarta-Feira de Mortes.

            Obrigado.

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR MÁRIO COUTO.

********************************************************************************

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamentavelmente, o Estado do Pará foi palco, nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, de cenas de violência. Desta feita, os jornais locais deram conta de que, em menos de vinte e quatro horas, sete assassinatos foram registrados na região metropolitana de Belém.

A sociedade não mais suporta tanta insegurança e clama por medidas que possam, no mínimo, atenuar, com urgência, o momento de ingovernabilidade vivido pelo meu querido Estado do Pará.

Não podemos silenciar diante de tanta omissão e descontrole da máquina pública paraense. Precisamos com urgência chamar a atenção do País para os graves problemas nas áreas de segurança e saúde pública que afligem o povo paraense que não sabe mais a quem recorrer.

Sr. Presidente, ante a importância do tema, solicito a V. Exª que seja considerado como lido nosso discurso e inserido nos Anais da Casa a reportagem publicada no jornal O Liberal, edição de hoje, sob o título “Quarta-Feira de Mortes”.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MÁRIO COUTO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Quarta-Feira de Mortes”, O Liberal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2008 - Página 29569