Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a desnecessidade de entregar pessoalmente o convite dos senadores à ex-senadora da Colômbia, Ingrid Betancourt, para que venha ao Senado.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA EXTERNA.:
  • Defende a desnecessidade de entregar pessoalmente o convite dos senadores à ex-senadora da Colômbia, Ingrid Betancourt, para que venha ao Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2008 - Página 25510
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, DECISÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, FORMAÇÃO, COMISSÃO, SENADOR, VISITA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, ENTREGA, CONVITE, VISITA OFICIAL, SENADO.
  • DEFESA, DESNECESSIDADE, VIAGEM, CONGRESSISTA, SUGESTÃO, SOLICITAÇÃO, EMBAIXADOR, REMESSA, CONVITE.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Pela ordem, Sr. Presidente.

            Quero informar que, sem pressa, estou inscrito para falar, e agradeço ao Senador Cristovam Buarque, se me permite dar uma informação relativa a uma decisão, hoje, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, quando o Senador Presidente Heráclito Fortes avaliou, diante da comoção relativa à libertação da Srª Ingrid Betancourt, ex-Senadora, que seria interessante que uma comissão de Senadores fizesse uma visita a ela, para transmitir o convite, aprovado ontem, aqui, pelo Plenário, para que venha ao Senado.

            Nesse entusiasmo, diversos Senadores dispuseram-se a ir, em número de cinco, mas ponderamos um pouco. Conversei com o Senador Heráclito Fortes sobre que, apenas para essa finalidade, não precisamos ir necessariamente, ainda mais em número de cinco Senadores, à Colômbia, porque afinal isso custa recurso ao Senado.

            Então, ponderamos: vamos dialogar com o Embaixador da Colômbia - já o fizemos - e verificar a possibilidade de esse convite ser transmitido, eventualmente, sem a necessidade de nos deslocarmos. Se houvesse a oportunidade de um diálogo com as autoridades da Colômbia, com o Governo Álvaro Uribe, com o Parlamento e com a Senadora Ingrid Betancourt, quando isso estivesse estabelecido, seria outra coisa. Portanto o Senador Heráclito Fortes, como Presidente e autor até... Mas resolvi transmitir essa informação, até para que, como as agências a estavam veiculando... Agradeço muito se o Senador Heráclito Fortes precisar melhor sua intenção, a melhor maneira de realizarmos a intenção que entusiasmou a todos nós de convidarmos a ex-Senadora Ingrid Betancourt.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2008 - Página 25510